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 O Espírito Santo - Sua personalidade e divindade!!! (Aula 2)

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MensagemAssunto: O Espírito Santo - Sua personalidade e divindade!!! (Aula 2)   O Espírito Santo - Sua personalidade e divindade!!!  (Aula 2) EmptySáb 10 Ago 2013, 18:47

O ESPÍRITO SANTO NO VELHO TESTAMENTO



Quando abrimos as páginas, tanto do Velho quanto do Novo Testamento, verificamos que o nome do Espírito aparece sem novidade para os autores, bem como sem nenhuma exposição explicativa da doutrina.
Apesar de ser comum entre os dois testamentos, há uma diferença de freqüência em suas partes. A palavra não ocorre com freqüência no Velho Testamento como ocorre no Novo Testamento.


O ensino de Jesus e dos apóstolos nunca levantou questões contrárias ao ensino do Velho Testamento concernente ao Espírito Santo. A verdade é que não pode haver nenhuma distinção fundamental na natureza da doutrina em ambos os testamentos.
 Os escritores do Novo Testamento identificam o Espírito Santo com o Espírito de Deus dos livros do Velho Testamento.


Todos os atributos do Espírito de Deus são aplicados ao Espírito Santo!


O Velho Testamento nos apresenta três esferas de atividade do Espírito de Deus:


1. A ATIVIDADE UNIVERSAL DO ESPÍRITO

 Em relação ao cosmos, o Espírito é apresentado pelo Velho Testamento como a fonte da ordem, da vida e da luz do universo. Ele é o princípio de todo movimento, vida, e pensamento no cosmos. O Espírito de Deus é apresentado na primeira página das Escrituras como o Deus imanente.


A vontade e os pensamentos de Deus tornam-se efetivados no mundo, porque Deus não está apenas sobre o mundo, mas também no mundo, como o princípio de toda atividade, executando.


 2. A ATIVIDADE TEOCRÁTICA DO ESPÍRITO


Esta atividade do Espírito é a fonte de todos os poderes e ações do Espírito que estão direcionados para a fundação, preservação, e desenvolvimento do reino de Deus no meio de um mundo pagão. Esta atividade é de uma ordem totalmente sobrenatural.


3. A ATIVIDADE DA GRAÇA DO ESPÍRITO


 Esta atividade do Espírito no Velho Testamento diz respeito à obra do Espírito na alma, uma obra no interior dos homens, preparando os filhos de Deus para o reino de Deus. Mesmo operando teocraticamente, o Espírito de Deus estava preparando o reino de Deus para o Seu povo. É nesta atividade que o Espírito é apresentado no Velho Testamento como o Espírito da Graça.

 Assim como o Espírito é a fonte da vida cósmica, da vida teocrática, ele também é a fonte da vida espiritual. Sua obra é levantar e governar a alma como parte daquilo que criou, bem como torná-la participante as bênçãos teocráticas que ele trouxe ao seu povo. O Espírito trabalha a alma, dentro dela, conformando-a ao seu alvo.


 O Velho Testamento apresenta o Espírito de Deus atuando:


- na providência: a fonte de tudo o que vem à existência, governando e dirigindo o mundo material e espiritual.


- na igreja: como a fonte da vida, dos dons, da instrução, do governo, da preservação e expansão;


- na alma: a fonte interna da vida espiritual, da santidade, das emoções e aspirações.


No Antigo Testamento, o Espírito Santo se manifestou em uma variedade de formas. De fato, virtualmente tudo o que o Novo Testamento fala sobre sua obra e seu ministério já foi encontrado, de algum modo, no Antigo Testamento.



Mas, no Antigo Testamento, a obra recorrente com mais características do Espírito é aquela de verbalização inspirada.



Os livros proféticos, tanto os maiores quanto os menores, são vistos na dedução de que o Espírito inspirou os escritores:



“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de DEUS falaram inspirados pelo Espírito Santo (2 Pe 1.21)

 Além disso, houve muitas situações em que as pessoas profetizaram oralmente sob a ação do Espírito. Repetidamente, encontramos relatos de pessoas profetizando quando o Espírito do Senhor veio sobre elas (por exemplo, Nm 11.25,26; 24.2,3; 1 Sm 10.6,10; 19.20,21).



No Antigo Testamento o Espírito Santo está presente já no ato da criação (Gn. 1.2). Ele estava atuando na criação, pois, conforme está escrito no livro de Jó, Pelo seu Espírito, ornou os céus (Jó. 26.13). No Dilúvio, também lemos a respeito da manifestação do Espírito Santo.


O dilúvio foi a resposta de Deus, já que “o meu Espírito não agira para sempre no homem” (Gn. 6.3). Desde aquele tempo, já estava manifesta a rebeldia do ser humano contra o Espírito de Deus (Hb. 3.7,8). No exercício da liderança no Antigo Testamento, o Espírito Santo exerceu papel preponderante.


 Durante a caminhada do povo de Israel, o Espírito Santo deu sabedoria e autoridade a Moisés para liderar (Nm. 11.16,17). O Espírito de Deus também capacitou Bezaleel para a construção do tabernáculo (Ex. 31.1-4), dando-lhe também habilidade para ensinar (Ex. 35.35). Josué, o sucessor de Moisés, recebeu do Espírito Santo a autoridade para comandar o exército do Todo Poderoso (Js. 6,10).


Saul, o primeiro rei de Israel, foi agraciado pelo Espírito Santo com autoridade para reinar e profetizar (I Sm. 10.6; 10.10). Mas foi Davi, o sucessor de Saul, que desfrutou com maior impacto da presença do Espírito Santo (I Sm. 16.13), por isso, quando esse pecou, pediu ao Senhor que não retirasse dele o Seu Espírito Santo (Sl. 51.11). Os profetas do Antigo Testamento profetizaram pelo Espírito Santo (Ez. 2.2; 3.24).




O Espírito Santo é a terceira pessoa do DEUS Eterno, Trino e Uno (ver Mc 1.11). Embora a plenitude do seu poder não tivesse sido revelada antes do ministério de JESUS e, posteriormente, no Pentecostes. (ver At 2)


Há inúmeros episódios  do AT que se referem a Ele e à sua obra. Vejamos alguns importantes exemplos:


1) O Espírito Santo na Criação.


A primeira referência ao Espírito Santo no AT é em Gn 1.2, onde a Bíblia diz que “… o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”.


Algumas versões trazem “mover-se”, mas a palavra hebraica é “estar sobre”. Assim como uma galinha fica sobre seus ovos para chocá-los e trazer nova vida ao mundo; da mesma maneira o Espírito Santo pairou sobre a criação, para encher seu vazio com as várias formas de vida, de onde resultou o relato de Gênesis 1 e 2.


Assim, desde o princípio, o Espírito Santo estava ativo na criação, junto com o Pai e o Filho (Jó 26:13; 33.4; Sl 33:6; 104:30).



2) O Espírito estava ativo na comunicação da mensagem de DEUS ao seu povo.


 Era o Espírito Santo, por exemplo, quem instruía os israelitas no deserto (Ne 9.20). Quando os salmistas de Israel compunham seus cânticos, faziam-no mediante o Espírito do Senhor (2Sm 23.2; cf. At 1.16,20; Hb 3.7-11). Semelhantemente, os profetas eram inspirados pelo Espírito de DEUS a declarar sua palavra ao povo (Nm 11.29; 1Sm 10.5,6,10; 2Cr 20.14; 24.19,20; Ne 9.30; Is 61.1-3; Mq 3.8; Zc 7.12; cf. 2Pe 1.20,21).


Ezequiel ensina que os falsos profetas “seguem o seu próprio espírito” ao invés de andarem segundo o Espírito de DEUS (Ez 13.2,3). Era possível, entretanto, o Espírito de DEUS vir sobre alguém que não tinha um relacionamento genuíno com DEUS para levá-lo a entregar uma mensagem verdadeira ao povo (ver Nm 24.2).



3) A liderança do povo de DEUS no AT era fortalecida pelo Espírito do Senhor.


Moisés, por exemplo, estava em tão estreita harmonia com o Espírito de DEUS que compartilhava dos próprios sentimentos de DEUS; sofria quando Ele sofria, e ficava irado contra o pecado quando Ele se irava (ver Êx 33.11; cf. Êx 32.19). Quando Moisés escolheu, em obediência à ordem do Senhor, setenta anciãos para ajudá-lo a liderar os israelitas, DEUS tomou do Espírito que estava sobre Moisés, e o colocou sobre eles (Nm 11.16,17; ver 11.12).


Semelhantemente, quando Josué foi comissionado para que sucedesse Moisés como líder, DEUS indicou que o Espírito estava nele (Nm 27.18). O mesmo Espírito veio sobre Gideão (Jz 6.34), Davi (1Sm 16.13) e Zorobabel (Zc 4.6).


No AT a maior qualificação para a liderança era a presença do Espírito de DEUS.



4) O Espírito de DEUS também vinha sobre indivíduos a fim de equipá-los para serviços especiais.


Um exemplo notável, no AT, era José, a quem fora outorgado o Espírito para capacitá-lo a agir de modo eficaz na casa de Faraó (Gn 41.38-40). Note, também, Bezalel e Ooliabe, aos quais DEUS concedeu a plenitude do seu Espírito para que fizessem o trabalho artístico necessário à construção do Tabernáculo, e também para ensinarem aos outros (ver Êx 31.1-11; 35.30-35).


 A plenitude do Espírito Santo, aqui, não é exatamente a mesma coisa que o batismo no Espírito Santo, no Novo Testamento. 



No AT, o Espírito Santo,  vinha sobre uns poucos indivíduos selecionados para servirem a DEUS de modo especial, e os revestia de poder (ver Êx 31.3). O Espírito do Senhor veio sobre muitos dos juízes, tais como Otniel (Jz 3.9,10). Gideão (Jz 6.34), Jefté (Jz 11.29) e Sansão (Jz 14.5,6; 15.14-16). Estes exemplos revelam o princípio divino que ainda perdura: quando DEUS opta por usar grandemente uma pessoa, o seu Espírito vem sobre ela.



5) Havia, ainda, uma consciência no AT de que o Espírito desejava guiar as pessoas no terreno da retidão.


Davi dá testemunho disto em alguns dos seus salmos (Sl 51.10-13; 143.10). O povo de DEUS, que seguia o seu próprio caminho ao invés de ouvir a voz de DEUS, recusava-se a seguir o caminho do Espírito (ver Gn 16.2). Os que deixam de viver pelo Espírito de DEUS experimentam, inevitavelmente, alguma forma de castigo divino (ver Nm 14.29; Dt 1.26).



6) Nos tempos do AT, o Espírito Santo vinha apenas sobre umas poucas pessoas, enchendo-as a fim de lhes dar poder para o serviço ou a profecia.


Não houve nenhum derramamento geral do Espírito Santo sobre Israel. O derramamento do Espírito Santo de forma mais ampla (cf. 2.28,29; At 2.4,16-18) começou no grande dia de Pentecostes.


7) O Espírito Santo agindo nos líderes de Israel.

 No AT, o Espírito Santo atuava, principalmente, na vida dos juízes, profetas, sacerdotes e reis, como por exemplo: Josué (Nm 27:18-21); Otoniel (Jz 3:9-10; José (Gn 41:38-40); Bezaleel (Êx 35:30-31); Moisés (Nm 11:16,17); Gideão (Jz 6:34), Jefté (Jz 11:29); Sansão (Jz 13:24,25); Saul (1 Sm 10:6); Davi (I Sm 16.13) e outros.


Podemos entender, então, que Ele atuava de maneira específica e temporária, sobre pessoas específicas, e para obras específicas. O derramamento geral do Espírito é mencionado como um evento futuro (Jl 2.28,29).


Encontramos no AT três expressões utilizadas para a atuação do Espírito Santo nas pessoas:


- Ele vinha sobre alguém:
 “O Espírito de Deus se apoderou de Zacarias” (II Cr 24:20).


- Ele repousava sobre alguém:
 “O Espírito repousou sobre eles” (Nm 11:25)


- Ele enchia alguém:
“Eu o enchi do Espírito de Deus” (Êx 31:3).

Fonte de pesquisas: www.ebdweb.com.br


Um ótimo final de semana e, se Deus permitir, até a próxima aula (17/08/13) ...

Aonde estaremos dando continuidade a esse tema !!!

B.V.

 
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