silas gomes de souza . . .MEMBRO ESPECIAL
RELIGIAO : cristianismo Mensagens : 1606 nascido em : 21/07/1958 inscrito em : 22/11/2012 Idade : 65 Localização : SÃO PAULO - CAPITAL
| Assunto: PARA ONDE VÃO OS ESPÍRITOS ? Cap. 3 Dom 02 Dez 2012, 21:17 | |
| Conhecendo a palavraPARA ONDE VÃO OS ESPIRITOS ? CAP. 3 A natalidade teve inicio com a ordem de Deus “multiplicai-vos e enchei a terra”. A mortalidade teve inicio quando essa criação de Deus (o homem) deu ouvidos a outro ser ( satanás incorporado na serpente).
Isto está claro pelas expressões:
A de Deus:“no dia em que comerdes certamente morrerás”.Gen. 2:17, A de Satanás... “certamente não morrerás.” Gen. 3:4.
Nesta segunda ordem transmitida ao homem ainda no Eden, encontramos a origem do ensino da Imortalidade da Alma ou seja que o homem continua vivo após a morte. Através de toda a Bíblia e história do cristianismo, encontra-se provado que os homens de Deus, creram e pregaram a mortalidade e não a imortalidade e contestaram também o pensamento de consciência após a morte. Entre os reformadores um deles o mais eminente, não cria na doutrina da imortalidade da Alma; Martinho Lutero classificou-a entre as “monstruosas fábulas que fazem parte do monturo romano das decretais”.
Do livro “O PROBLEMA DA IMORTALIDADE” de E.Petavel; comentando as palavras de Salomão no Eclesiastes, que os mortos não sabem coisa nenhuma, diz o reformador: “Outro passo provando que os mortos não tem sentimentos. Não há ali, diz ele “deveras , ciência, conhecimento, sabedoria”. Salomão inspirado por Deus diz: que os mortos estão a dormir, e nada sentem absolutamente. (Eclesiastes 9: 5,6).
Pois os mortos ali jazem.não levando em conta nem dias nem anos: “mas quando despertarem, parecer-lhes a haver dormido apenas um minuto”. (Exposição do Livro de Salomão, chamado Eclesiastes, de Lutero). O pensamento de que a alma é imortal e que tem também influenciado o cristianismo, isto desde Santo Agostinho(considerado pai da igreja de Roma), e inclusive grande parte do protestantismo, teve inicialmente sua origem nas comunidades rurais da Trácia,,onde era praticado o culto a Orfeu deus do vinho.
Pois, os adeptos do Orfismo acreditavam na transmigração das ALMAS e que as mesmas podiam passar por tormentos ou bem-aventuranças num outro mundo. Este tipo de culto floresceu na Grécia antiga(séc. V a.C). Com base no mito, Dionísio influenciou os filósofos gregos como Pitágoras e Platão. A propósito, sobre Pitágoras diz Bertrand Russel: “Este elemento místico entrou na filosofia grega com Pitágoras, que era reformado do Orfismo; como Orfeu foi um reformador da religião de Dionísio. Através de Pitágoras, elementos Orficos entraram na filosofia posterior de índole religiosa”. (Bertrand Russel, “Obras Filosóficas” Vol. I p.23). Porém quem procurou dar maior significado à ALMA foi Platão, que a conceituou como sendo um ente espiritual IMORTAL, que transmigra de um corpo para outro. Idéia esta, herdada e desenvolvida a partir dos cultos Orficos pagãos. Os conceitos platônicos foram desenvolvidos por neoplatônicos, daí neoplatonismo corrente filosófica seguida pelos pais da igreja. É portanto através de Santo Agostinho, que era de tendência neoplatônica, que a crença na IMORTALIDADE DA ALMA entra no cristianismo, isto no século IV da era cristã.
Isto equivale dizer que o cristianismo no primeiro século não tinha o conceito de ALMA como entidade espiritual IMORTAL. Fato que só foi acontecer com a influencia da cultura grega no cristianismo, tendo em vista que tanto judeus quanto cristãos antes de serem influenciados tinham o mesmo conceito de ALMA, como sendo em ser concreto e não espiritualizado e imortal. O mesmo conceito platônico adotou, o ESPIRITISMO e alguns reformadores do cristianismo, com pouca diferença, o espiritismo admite que após a morte a alma transmigra de um corpo para outro e o protestantismo admite que a Alma continua viva após a morte indo para o paraíso ou inferno imediatamente, o Catolicismo Romano admite que além do paraíso ou inferno a Alma poderá ir para o purgatório.
Porém no decorrer deste estudo veremos que, não existe na Bíblia Sagrada, nenhuma afirmação de que a Alma ou Espírito do ser humano, continua imediatamente viva após a morte, no Paraíso, no Purgatório, no inferno ou Transmigração.
Veremos também a conclusão Bíblica sobre o significado e o destino da alma. Antes porém relataremos a difusão do Espiritismo no século XIX, em um breve histórico:
- O espiritismo foi se desenvolvendo gradativamente através dos séculos. Em 1848 o espiritismo vai, encontrar nas irmãs Fox a arrancada para a expansão no mundo. Diziam elas ouvir pancadas nas paredes e vários ruídos na casa onde moravam. Afirmavam que se comunicavam com agentes invisíveis que respondiam as batidas nas paredes.
A busca de contatos com espíritos de outro mundo se espalhou pelos E.U.A.. Mais tarde, gerou-se uma grande controvérsia sobre a veracidade das irmãs Fox, ficando as suas experiências somente no plano da suposição, já que ora negavam e ora afirmavam. Em 1856, o espiritismo alcança o ápice. O seu maior divulgador foi um jovem francês chamado Hipolyte Léon Denizar Rivail. Reconhecido como homem culto e capaz, Léon publicou diversos livros expandindo a crença espírita em todo o mundo. O seu pseudônimo (Allan Kardec), surgiu quando da publicação do material (O Livro dos Espíritos) considerado como a Bíblia do espiritismo. Nos próximos capítulos analisaremos as cinco principais teses Kardecistas em defesa do espiritismo, e na crença da imortalidade da alma.
Prossímo Cap. 4 = COMUNICAÇÃO COM OS MORTOS ( Que diz a Bíblia ? ) | |
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