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 O que pensava Paulo acerca das duas leis(Pentateuco e Decálogo)?

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MensagemAssunto: O que pensava Paulo acerca das duas leis(Pentateuco e Decálogo)?   Sab 22 Set 2012, 16:03


Hoje no mundo cristão, o assunto Lei nas cartas de Paulo é interpretado de varias formas.
Uns dizem que não estamos mais debaixo da lei e por isso não é necessario mais observá-la.
Outros dizem que a Lei anula a graça.
Também se fala que observar a Lei é buscar salvação pelas obras.
Um grupo fala sobre a dispensação da lei ......etc
E Paulo , o que realmente fala sobre a Lei ?
Depois de um apurado e cuidadoso estudo sobre este assunto , chegamos a conclusão que Paulo condena duas coisas em relação a Lei :

1- O mal uso da lei .
2- A observância desnecessaria de mandamentos que foram abolidos .


Não se percebe nada além desse pontos citados acima!
O objetivo desse estudo é esclarecer de uma maneira sólida o que realmente Paulo falou sobre a Lei.

Primeiro ponto:

1- O mal uso da lei

Em 1 Timotéo 1 :8 Paulo diz:

" Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente;"

Aqui nascem duas importantes perguntas :
1-Qual é o jeito legitimo de se usar a Lei ?
2-Qual é o jeito errado de se usar a Lei ?


Uma coisa já ficou clara, se existe um jeito legitimo de se usar a Lei , então, ela é util para algum fim. E se ela é usada , então, é porque deve ter uma função necessaria. Aqui deriva uma terceira pergunta :
3-Qual é a função necessaria da Lei ?


Paulo deixa claro nos textos abaixo que a função necessaria da Lei é identificar o pecado:

Romanos 3:20 " Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado"

Romanos 7:7 " Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás".
( Paulo disse que não conheceria concupiscência , se a lei não dissesse )

Romanos 4:15 "Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão."
( pois não existiria alguma coisa que explicasse o que é pecado , e as transgressões poderiam ser fruto de uma inocente ignorância)
A resposta para a primeira pergunta é:

A função necessária da Lei é identificar , apontar , explicar, fazer saber o que é pecado.
A Lei tem a função de ensinar o caminho certo mostrando o que seria o caminho errado . Transgredir a Lei consciêntemente seria escolher o caminho errado desprezando o caminho certo .

É por isso que Paulo diz em Galatas 3:12 "Ora, a lei não procede de fé, mas: Aquele que observar os seus preceitos por eles viverá."
A Lei revela conhecimento de alguma coisa que tem que ser evitada , " o pecado".
A lei é como uma dessas placas escritas, "perigo"!!, risco de vida! . essas placas não salvam ninguem por si só , mas servem para advertir do perigo que estamos correndo . Muitos morrem por ignorar as informação dessas placas.
É por essa função que Paulo faz elogios a LEI :
Romanos 7:12 " A Lei é Santa"!
Romanos 7:14 " A Lei é espiritual"!
1 Timoteo 1:8 " A Lei é boa "!
Paulo disse que tinha prazer na Lei de Deus em Romanos 7:22.
Com isso chegamos a conclusão que tudo no plano de Deus tem uma função necessaria .
1- A função necessaria da Graça é salvar . Eféisos 2:8
2- A função necessaria da Fé é justificar. Romanos3:28
3- A função necessaria da Lei é identificar o pecado. Romanos3:20
Uma não pode fazer a função da outra.
A Lei não pode ter a função da Fé. Galatas 2:16 , Romanos 3:28
A Fé não pode fazer a função da Lei . Romanos 3:31
A Graça não pode fazer a função de ambas
E nem a Lei e a Fé pode fazer a Função da Graça.
A função da fé acontece independente da Lei , como a função da Lei acontece indepedente da Fé, mas a função da Graça depende da Fé pois esta escrito:
Efésios 2.8 "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus";


Assim todas trabalham juntas no processo da salvação do homem.
O Espirito Santo me convece do pecado APONTADO PELA Lei , eu busco perdão e justificação pela Fé em Cristo, e sendo justificado , recebo a Graça que salva.
É por esses motivos que a Fé é indispensavel , assim como a Lei e a Graça pois ainda as suas funções são necessarias!!!!
Usamos mal a Lei quando tentamos atribuir a ela a função que é da Fé , o de justificar .
Quando fazemos isso, estamos desequiibrando todo o processo de salvação.
Eliminamos a Fé , sem Fé a Graça não é exercida e se torna em vão tudo o que Cristo fez por nós.
Paulo deixa isso bem claro em Galatas 5:3 :
"De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes".

Chegamos a conclusão obvia e cristalina que Paulo condena o" justificar-se na Lei" e não a própria Lei EM SI !!

Segundo ponto:

2- A observância desnecessaria de mandamentos que foram abolidos .
Paulo em Efésios 2:15 diz :

" aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz",

1-Porque esses mandamentos foram abolidos ? Porque não eram bons? Porque ninquem conseguiu obedece-los? Ou porque eram transitórios ?

Galatas 3:19 "Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador".

2- A Lei foi adicionada até quando ? Resposta: Até que viesse o Descendente a quem se fez a promessa. Então a Lei adicionada tinha um tempo de validade!!!
Esses mandamentos foram abolidos porque foram adicionados para serem usados até a cruz.
A observância desses mandamentos hoje é desnecessaria e é isso que Paulo condenava!

3-Mas qual era a função necessaria dessa Lei ?
Gálatas 3: 24-25 "De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé".

"Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio."
A resposta da pergunta é que essa Lei tinha a função de servir de guia revelando o conhecimento de uma esperança que no futuro se concretizaria , a "solução do pecado" que estava na morte do Messias.
Mas isso não tirava a necessidade da Fé, visto que obedecer esses mandamentos era por acreditar no futuro que esses mandamentos simbolizavam ,"o Cordeiro de Deus"
Por esses motivos é que todos os mandamentos que tinham essa função foram abolidos!

4-Que parte da Lei era dita como sombra de coisas futuras ?
Para entendermos isso e enxergamos uma importante distinção que vai nos ajudar no desenvolvimento , basta fazermos uma pergunta para nós mesmo:

Dentro do conceito de existência, quem veio primeiro , a Lei ou o pecado ?
1 João 3:4 "Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei."

É impossivel que o pecado tenha existido primeiro visto ser o próprio pecado a consequência de transgredir a Lei .
Antes da existência do pecado havia a Lei que uma vez transgredida deu origem ao prórpio pecado.

Mas ao ler novamente Gálatas 3:19
"Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador".
A parte adicionada da Lei veio por causa das transgressões ,ou seja, a primeira parte foi transgredida e isso levou a existência a uma segunda parte. É por isso que é chamada de adicionada ,visto antes já ter uma existente.Essa parte adicionada segundo o texto é que iria até ao Descendente, e também no proprio capitulo no verso 24 vimos que serviria de "aio para nos conduzir até a Cristo a fim de que fossemos justificados por Fé".
Não é o justo que precisa de justificação mas sim o pecador!!
Por isso a primeira parte da Lei não poderia servir de "aio" visto não ter ainda um pecador que precisasse ser conduzido para a justificação. Mas ao ser transgredida(a Lei), teria sido necessario a adição de uma segunda parte. Pois essa segunda parte(Pentateuco) era sombra de coisas futuras e não a que já existia anteriormente.
A primeira parte da Lei não poderia servir de sombra de coisas futuras . Pois mudaria todo o nosso sistema teologico:

1- Teriamos que acreditar na predestinação das coisas.

Pois se antes do pecado já existia uma Lei que estava apontando para a cruz, então já estava decidido que o homem pecaria, e o pecado não seria uma culpa e sim parte do plano de Deus para algum fim( meio estranho)

Se acreditarmos como de fato cremos , que a entrada do pecado no mundo foi só simplesmente culpa do homem e não tem nenhuma interferência de Deus,
vamos chegar as conclusões :

Se não houvesse transgressões não haveria Lei adicionada , logo se faz entender que a primeira parte da Lei é eterna visto nunca ser necessaria uma adição . Se a primeira parte fosse para ser abolida , seria aonde ? Não teria cruz!

Se a primeira parte pode servir de sombra, não precisaria uma parte adicionada.
Por esse motivo é inseguro dizer que toda Lei foi abolida, embora toda Lei foi escrita no livro da Lei por Moisés ( o Pentateuco ) , só os 10 mandamentos foram escritos em um outro lugar ,além do livro. Nas tábuas de pedra.
Vamos analisar a Lei adicionada e suas caracteristicas e comparar com as CARACTERISTICAS dos mandamentos escritos pessoalmente por Deus no Sinai :

A parte adicionada com função de sombra e aio.
1- A Lei adicionada - foi promulgada por meio de anjos .Gálatas3 :19
A Lei recebida por ministerio de anjos não foi os mandamentos escritos pelo dedo de Deus(pois ali Deus fez tudo sozinho) .Atos 7:53,
2-Tinha prazo de validade , pois foi até o Descendente. Gálatas 3:19
3-Veio depois das transgressões.Gálatas3:19

A unica parte da Lei escrita diretamente por Deus.
1-Foi obra de Deus sem participação de anjos. Êxodo 31:18, 32:16
2-Prazo de validade é de mil gerações daqueles que amam e os guardam . Êxodo20:6,Salmos 105:8.
Se analisarmos os motivos para se observar os mandamentos escritos por Deus e em que area se aplicam , vamos perceber claramente que são eternos.
Êxodo20:1-17
primeiro lugar - Se aplica a relacionamentos com Deus e ao proximo. Onde existir relacionamentos essa lei será necessaria ,querendo ou não.
mandamento 1 - nunca foi permitido nem antes e nem depois da queda do homem, ter outros deuses além do nosso Deus.( os anjos caidos são prova disso)
mandamento 2-da mesma forma que o primeiro
mandamento 3- da mesma maneira que os dois primeiros
mandamento 4-Deus pede para fazer com o sábado aquilo que Ele mesmo fez antes da queda do homem ( Santificou ) , depois acrescentou mais um motivo para o povo de israel em Deuterônomio 5:12-15 , mas o motivo original é Êxodo20:8-11 e foi algo que foi feito antes da queda do homem.
mandamento 5- será que por não ter mandamento escrito era permitido que filhos desonrassem os pais ?
mandamento 6-nunca foi permitido o homicidio, tanto que Deus puniu o primeiro e antes de Caim matar o irmão Abél ,Deus diz que o pecado jaz a porta, se pecado é transgressão da lei, lógico que matar não era permitido enquanto mais antes da queda.
mandamento 7-será que em algum momento foi permitido o adultério?. Visto não confudirmos adultério com poligamia, Davi adulterou não quando praticou a poligamia mas quando se deitou com a mulher de outro homem. A familia de Jaco já sabia o que era adultério muito antes do Sinai . Gênesis38:24
mandamento 8-nunca podemos imaginar que fosse permitido o furto, nem antes ou depois da queda do homem , Jaco já conhecia o furto e isso muito antes do Sinal .Gênesis 30:33
mandamento 9-É impossivel que fosse permitido o falso testemunho , sendo o nosso Deus o Deus da verdade e o diabo o pai da mentira.
mandamento 10- Jamais podemos imaginar que a cobiça fosse permitida sendo a propria cobiça que se concretizada ,dá origem ao pecado segundo Tiago 1;14-15

Podemos imaginar que esses mandamentos foram abolidos ? Seus motivos para se observar já eram considerados antes da queda do homem.

3- Esses mandamentos tem as caracteristicas para fazer parte daquela parte da lei que já existia antes do pecado . 1 João 3:14
Esses foram escritos em nossos corações em Hebreus 8:10 pois não são tratadas como sombras e nem foram apontadas como adicionadas , pois Deus disse: na sua mente imprimirei as minhas leis , também sobre o seu coração as inscreverei....
Deus não disse que se trataria de novas leis mas das mesmas que falou a Jeremias31:33.
Das mesmas que Abraão guardou em Gênesis 26:5
Por não terem as mesmas caracteristicas da parte adicionada é que acreditamos que esses mandamentos absolutamente não foram abolidos pois não tinha nada de sombras neles .
Por se tratar do meu relacionamento com Deus e o proximo !

Finalizando:

Paulo não condenou a observânça dessa parte da Lei , pois Ele mesmo a cita diversas vezes como mandamentos completando o raciocino desse estudo.
Romanos 7:7, Efésios 6:2, Romanos 13:9, hebreus 4:4,10-11
Também é inaceitavel que depois de todas as caracteristicas dadas a essa parte da Lei pela biblia, diferenciando-a daquela que foi adicionada, e mesmo que alquem sugira que o fato de não ter sido falado com enfase maior aqui no novo testamento, pudesse servir de critério para se dada como abolida.
Paulo e sua visão da Lei foi dado aqui com muita clareza e segurança.
Cada um leia e tire suas propria conclusões!!!

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MensagemAssunto: Re: O que pensava Paulo acerca das duas leis(Pentateuco e Decálogo)?   Seg 20 Maio 2013, 11:15

Sobe!

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