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 PRESCRIÇÃO DE DIREITOS Nm 27.1-11

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guganic

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Mensagens : 2159
inscrito em : 08/08/2011

MensagemAssunto: PRESCRIÇÃO DE DIREITOS Nm 27.1-11   Ter 26 Set 2017, 18:05

                         
              PRESCRIÇÃO DE DIREITOS
                              Nm 27.1-11


Vs.5
Moisés levou a causa delas perante o Senhor.
 
A mensagem que vos trago neste momento fala-nos de uma história de vida de Zelofeade; um homem que teve cinco filhas, e, não teve nenhum filho; e eis que este homem morreu no deserto no seu próprio pecado.
 
 – Qui pecado foi este que levou Zelofeade à morte?
 
Quando por mandado de Deus Moisés escolheu um homem de cada tribo de Israel para espiar a terra prometida, ou seja, Canaã; (Nm. 13.2) de cada tribo foi designado um príncipe um homem chamado pelo nome.
 
Doze homens que deveriam averiguar a terra de Canaã nos seus mínimos detalhes; e lá se foram eles; partiram todos juntos uma só caravana de um mesmo propósito: doze homens a espiar a terra. (Nm. 13.17,18.)
 
Está escrito que ao cabo de quarenta dias voltaram de espirar a terra, porém um grupo dividido em duas partes que também conseguiu dividir a congregação de Israel em duas partes distintas.
 
Dizem alguns renomados historiadores que um grupo de dez homens chegou perante Moisés e Arão primeiro do que o outro grupo que ficara para trás e que era de apenas dois homens: Josué e Calebe.
 
Saíram todos juntos das terras de Canaã logo depois de espiarem toda a terra; porém chegaram perante Moises duas horas depois do grupo de dez, o grupo de dois: formado por Josué e Calebe.
 
O grupo maior que voltou de Canaã o fez de mãos vazias e sem perda de tempo começaram relatar a Moisés tudo que podia destruir a esperança e destruir o sonho daquela gente de habitar na terra prometida.
 
A Bíblia diz que estes elementos infamaram a terra confessaram ser uma terra boa, de bons frutos, porém seus olhos estavam voltados mais para os filhos de Enaque, e para os heteus, os jebuseus os filisteus e os amorreus.
 
Duas horas depois chega Josué e Calebe (Nm. 13.23) trazendo um cacho de uvas de tamanho gigantesco e prova para Moisés e Arão que a terra era boa de verdade mostrando o fruto do lugar e não com palavras.


A maioria dos espias que só tinha olhos para ver e apontar as dificuldades contaminou o povo de tal maneira que toda a congregação se insurgiu contra Moisés e Arão e gritaram e choraram a noite toda. (Nm. 14.1,2)
 
Veja que efeito devastador um bando de aves agoureiras pode causar na congregação dos salvos do Senhor: Antes tivéssemos morrido na terra do Egito; disseram eles. Porque nos trouxe aqui o Senhor?
 
Agora eles queriam levantar outro capitão no lugar de Moisés no lugar de Arão e assim voltar para o Egito. (Nm. 14.4) Moisés e Arão caíram com o rosto em terra perante a congregação não a creditando no que ouviam.
 
Uma jornada que eles poderiam fazer em onze dias tiveram que fazer em quarenta anos porque acreditaram nos infamadores das promessas de Deus; e entre os que ficaram prostrados no deserto? Estava Zelofeade.
 
Este foi o pecado de Zelofeade não acreditou em Josué e Calebe ainda que tenha visto o fruto da terra foi pela opinião da maioria que se desviou da verdade e da vontade de Deus. (I Co. 10.1-5)
 
Deus não se agradou de Zelofeade e não lhes deu filhos; só cinco filhas; e por esta razão ao morrer deixou as filhas sem herança em Israel.
 
Já às portas para atravessar o Jordão e se aproximando os dias da morte de Moises às filhas de Zelofeade, Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza quebrando o protocolo da congregação procuraram Moisés pessoalmente.
 
 “Nosso pai morreu no deserto e não estava entre os que se ajuntaram contra o Senhor no grupo de Coré” – Mas morreu no seu próprio pecado e não teve filhos. –Nm 27.3-
 
E exigiram uma resposta de Moisés: Porque se tiraria o nome do nosso pai do meio da sua família, porquanto não teve filhos? (4) Naquela época era tido como grave pecado não ter filho. (Onã) - Gn. 38.8,9-
 
“Dá-nos possessão entre os irmãos do nosso pai” – Moisés engoliu a seco ficou sem saber o que responder. Está escrito: Moises levou a causa delas perante o Senhor. (5) -Se tua causa não tem resposta? Leve-a perante ao Senhor.
 
O pecado de murmuração e incredulidade tirou de Zelofeade o direito de ter filhos e de entrar na terra prometida. – Cuidado com tuas murmurações; cuidado com tua incredulidade.
 
Você pode prejudicar teus filhos ou filhas depois da tua morte.
 
Creio que a ideia de reivindicar ou intentar demanda sobre a herança não recebida partiu de Macla pelo significado hebraico do seu nome próprio: Confiança. Mulher que não se abala em seus propósitos. Sl. 125.1
 
Mulher que não esmorece diante da adversidade; não se abala diante das circunstâncias; mulher que confia no Senhor. Você já pensou um homem casado com uma mulher desta?  –Que bênção!-
 
Noa significa aquela que não se detém; aquela que ninguém pode deter. É o símbolo da mulher que persevera em oração; não é morosa, parada não é detida ou interrompida por alguém de opiniões desanimadoras.
 
Noa é a mulher trabalhadora que persevera em seu propósito de conhecer e de servir bem ao seu Deus. Noa crê até o fim crê até que o plano de Deus se cumpra em sua vida. Noa é uma mulher tipo a sunamita. II Rs 4.8-37
 
Hogla – Significa aquela que não anda com os pés amarrados; não está amarrada aos cuidados deste mundo; mas ela anda pela fé em Deus todos os dias da sua vida. Pv.31.14,15 -É a mulher abnegada, fiel a Deus.
 
Milca – Significa aquela que tem autoridade; não significa autoritária.


Autoridade sem ser insubmissa; este tipo de mulher é respeitada pelos seus maridos e filhos e por todos que a cercam.  Pv.31.28-31
 
Tirza- Significa deleite, a delícia da vida e prazer de Deus. É a menina dos olhos de Deus como o Israel e também a Igreja de Cristo. Mexer com Tirza é mexer com Deus
 
Tirza é a protegidinha de Deus; a queridinha- Quer encrenca com Deus? Mexa com Tirza ou mexa no que é dela que tu vai ver o que é bom pra tosse.
 
É a mulher que tem o favor de Deus e que cuja graça resplandece a outros. É a mulher agradável que obedece ao Senhor e que tem prazer na lei do Senhor e prazer de se derramar perante Deus.
 
É a mulher tipo Maria irmã de Lázaro; prefere servir adorar ao Senhor a fazer outra coisa qualquer. Mt.26.6-13
 
O Senhor quando perguntado por Moisés logo respondeu: As filhas de Zelofeade falam o que é justo; certamente lhe darás possessão de herança.


Moisés argumentou com Deus que era a Lei que não dava direito a estas moças herdar a herança de seus pais. Porém pela lei de Deus elas tinham o direito sim. –Moisés não sabia (7), mas no céu a lei de Deus é diferente-
 
Todas as filhas de Zelofeade receberam a sua herança pela retidão que tiveram a Deus. Seus nomes e significados nos levam a imaginar a vida de uma mulher virtuosa retratada pelo rei Lemuel: Pv.31.10-31
 
Mulher virtuosa, quem a achará?  -Na realidade a mulher virtuosa tem as características das filhas de Zelofeade; a mulher virtuosa é uma mulher completa aos olhos de Deus.
 
É o tipo da mulher que cuida bem da sua casa porque é temente a Deus; é uma mulher moderna e não mundana. É a mulher que analisa e compra, mas com sabedoria.
 
É uma mulher vigilante e forte; bem vestida porque se veste de vestes de justiça e vestes de salvação; ela veste as roupas da santidade, fala com sabedoria e acima de tudo é louvada pelos seus e por Deus. Pv.31.28.
 
Oxalá que em nossas  casas só tenhamos mulheres como as filhas de Zelofeade.
 
Mulheres de confiança como Macla; perseverantes com Noa; abnegadas com Hogla respeitável como Milca; protegida de Deus como Tirza e que não abrem mãos da herança da salvação e das bênçãos espirituais.
 
Estas mulheres não venceram pela força da língua solta que fala o que não deve para quem não precisa ouvir; murmurando aqui e ali contra Moisés ou Eleazar só iriam atrair a ira de Deus sobre elas mesmas.
 
Estas mulheres mudaram uma lei que lhes era contrária buscando solução em Deus e não se lamuriando para um e para outros.
 
Assim como Moisés levou a causa delas perante o Senhor, assim também eu e o Espírito Santo queremos levar a tua causa agora perante Deus neste momento.
 
 
 
Guganic
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