SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.


 
InícioPortalRegistrar-seLogin
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. ” Gálatas 2:20
ESCOLA BÍBLICA
ORAÇÕES
Quem está conectado
21 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 21 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 183 em Ter 19 Nov 2013, 18:07
Últimos assuntos
» Minuto com Deus!!!
Ontem à(s) 10:40 por Paulo Cezar

»  NEM TUDO ESTÁ PERDIDO! At.13.1,2.
Ontem à(s) 08:26 por guganic

» Frase do dia.
Ontem à(s) 08:17 por B.V.

»  VIVENDO EM MEIO À CRISE DO DESÂNIMO II Co. 4.8-10
Qui 08 Dez 2016, 22:54 por guganic

» Emoção! Cabrine encontra Bíblia de Neto(chapecoense)nos destroços do avião
Qui 08 Dez 2016, 22:20 por M.Rogério

» Lula volta a Criticar os evangélicos da lava jato!
Qui 08 Dez 2016, 22:12 por M.Rogério

» Quando a morte sé torna vida
Qui 08 Dez 2016, 22:08 por M.Rogério

» Tópico Exclusivo Pregações
Qui 08 Dez 2016, 22:02 por M.Rogério

» AFINAL COMEMOREMOS O NATAL OU NÃO?
Ter 06 Dez 2016, 12:54 por Henrique

» Eu não posso viver sem ti adorar!
Seg 05 Dez 2016, 19:35 por M.Rogério

» NEEMIAS, O HOMEM MAIS IMPORTANTE DO REINO - Ne. 2.1-8. -
Seg 05 Dez 2016, 12:10 por jairo nuness

» Pedi, e dar-se-vos-á. (Mateus 7.7) DEVOCIONAL
Seg 05 Dez 2016, 09:34 por Henrique

» Deus é quem criou o diabo ?(mas sobre predestinação)
Dom 04 Dez 2016, 18:27 por B.V.

»  MOVIDOS PELA GRAÇA At.4.32-35
Dom 04 Dez 2016, 15:21 por guganic

»  Fiquei sobremodo alegre pela vinda de irmãos e pelo seu testemunho da tua verdade... DEVOCIONAL
Sex 02 Dez 2016, 09:43 por Henrique

» 30 LOUVORES QUE EDIFICAM PARA OUVIR EM 2017 - As Melhores Músicas Gospel
Qui 01 Dez 2016, 20:28 por Paulo Cezar

» Musicas Gospel para ouvir , Orar e Meditar.
Qui 01 Dez 2016, 20:27 por Paulo Cezar

» VERSICULO DO DIA
Qui 01 Dez 2016, 16:27 por Paulo Cezar

» FILHOS NUMA TERRA DISTANTE Lc. 15.11-16
Qua 30 Nov 2016, 12:29 por guganic

» Pastora Sarah Sheeva “zera” as redes sociais com post sobre seus “10 anos sem ver aquilo maravilhoso
Qua 30 Nov 2016, 08:23 por Henrique

» O mal uso da internet
Ter 29 Nov 2016, 20:27 por M.Rogério

» O Evangelho não é algo a ser pregado somente aos escolhidos, mas a TODOS os homens.
Ter 29 Nov 2016, 19:59 por M.Rogério

» Dom de línguas
Ter 29 Nov 2016, 10:37 por salomão

» ESCOLA BÍBLICA, PRIMEIRA PARTE, NOVEMBRO A VIDA, A MORTE E O DEPOIS DA MORTE DO CRISTÃO.
Ter 29 Nov 2016, 07:53 por Henrique

Navegação
______ _______ ______ ______ _______ _______ ______ _______ ______ ________
Choose Your Language
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
BÍBLIA EM ÁUDIO

Fórum grátis

DICIONÁRIO BÍBLICO



FIQUE POR DENTRO


imprimir uma pagina


Compartilhe | 
 

 Inveja ou Ciúme

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Souza j
. . .MEMBRO ESPECIAL
.   .   .MEMBRO ESPECIAL


Feminino Mensagens : 48
inscrito em : 30/07/2011

MensagemAssunto: Inveja ou Ciúme   Dom 18 Set 2011, 14:34

A INVEJA OU O CIÚME

A INVEJA e o ciúme podem arruinar reputações, dividir igrejas e provocar homicídios. A inveja pode abalar o nosso círculo de amizades, arruinar nossos negócios e debilitar nossas almas. A procrastinação pode ser o ladrão do tempo, mas a inveja é a matadora das almas. Pelo livro de Jó 5:2, vemos que a inveja pode matar a você, prezado leitor – e a moderna psiquiatria o confirma – "porque a ira destrói o louco e o zelo mata o tolo."
Há uma história grega que nos fala de um homem que matou pela inveja. Seus compatrícios haviam erigido uma estátua a um deles, por ser campeão dos jogos públicos. Tal homem, porém, que era rival do atleta campeão, mostrava-se tão invejoso que resolveu destruir a estátua. Noite após noite, aproveitando-se da escuridão, ia com uma talhadeira cortando a base da estátua para derribá-la. Por fim conseguiu seu intento, pois a estátua veio ao chão. Mas caiu sobre ele! Assim, tal homem morreu vitimado por suas próprias mãos, pela inveja.
A Bíblia, cujos conselhos são mais sábios que os dos maiores psiquiatras, nos admoesta a nunca invejarmos os ricos. No Salmo 49:16 lemos isto: "Não temais, quando alguém se enriquece, quando a glória de sua casa se engrandece." O invejar aqueles que são mais prósperos do que nós não nos traz nenhum centavo a mais, e leva a alma à bancarrota. O invejoso de algum modo sente que a fortuna dos outros é infelicidade sua, que o sucesso de outrem é sua derrota e que a bênção dos outros lhe é maldição. E a ironia de tudo isso está em que, construindo o invejoso esse pensamento errado, a sua queda se torna inevitável. Nunca vi homem algum que tirasse proveito de invejar os outros, e tenho visto inúmeros estragados por ela.
Você não pode ter uma personalidade bem desenvolvida e ao mesmo tempo abrigar a inveja em seu coração. Em Provérbios 14:30 se nos diz: "O coração com saúde é a vida da carne, mas a inveja é a podridão dos ossos." A inveja não é arma defensiva – é instrumento ofensivo, usado na tocaia espiritual. Fere pelo prazer de ferir, e mata pelo prazer de matar.
Perguntou o salgueiro ao espinheiro: "Por que você inveja tanto as roupagens daqueles que passam perto de você? De que lhe servem tais roupagens?" E o espinheiro respondeu: "Não me servem para nada. Nem tenho o menor desejo de usá-las. Apenas gosto de rasgá-las."
Todas as pessoas invejosas são como o espinheiro: acham prazer em destruir os outros, não ganhando nada com isso.
A inveja é, dos pecados da carne, um dos mais odiosos e repelentes. É um dos mais impertinentes. É sempre duramente condenado pelos sábios de qualquer geração, e muito mais por Deus.
O rei Salomão dizia em Provérbios 27:4 – "Cruel é o furor e a impetuosa ira; mas quem parará perante à inveja?"
Paulo escrevendo aos Gálatas, cap. 5, verso 26, inspirado pelo Espírito Santo, aconselha: "Não nos tornemos vangloriosos, provocando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros."
E o apóstolo Tiago disse: "Porque onde há ciúme e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má" (Tiago 3:16).
Francisco Bacon disse: "Aquele que busca cumprir seus deveres não acha tempo para a inveja. Esta é uma paixão de vagabundos, e vive a passear nas ruas e não gosta de ficar em casa."
Horácio disse: "O invejoso emagrece com a prosperidade dos outros."
Samuel Johnson também disse da inveja: "A inveja é a única paixão que nunca pode estar quieta por falta de incitamento."
Petrônio disse que "o abutre que devora nossas entranhas – fígado, coração e nervos – não é o pássaro de que falam os nossos poetas, e sim as doenças da alma – a inveja e a luxúria."
Conforme diz a Bíblia, a inveja é inerente à nossa natureza. Em Tiago 4:5, lemos: "Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O espírito que em nós habita tem ciúmes?"
Caim teve inveja de Abel porque Deus se agradou de Abel e de sua oferta, e por isso o matou. A inveja não precisa de justificativa para atacar e matar. As mais das vezes não há razão real para a sua existência. A inveja nasce do coração humano não regenerado, tão naturalmente como as sementes formam um jardim florido.
Os irmãos de José tinham inveja dele e o venderam para que fosse viver como escravo no Egito. Pagaram essa má ação, sofrendo depois terrível fome que assolou todo o país deles, e, no final, viram-se forçados a reconhecer a superioridade de José. A inveja deles empobreceu suas vidas, e o mal que desejaram a José nunca apareceu. A inveja é como essa arma chamada bumerangue: fere mais ao que ataca do que .ao atacado.
Hamã, tendo inveja do sábio Mardoqueu, teceu intrigas políticas para alijá-lo. Estava tão certo de que ia aniquilar o objeto de sua inveja que, em ânsia extrema, construiu a forca em que dependuraria a Mardoqueu. Mas, a trágica história terminou assim: "Enforcaram, pois, a Hamã na forca que ele havia preparado para Mardoqueu" (Ester 7:10).
Quantos de vocês já foram enforcados na forca que prepararam para outra pessoa? Muitos homens têm morrido na forca da inveja que prepararam para outros. Olhe você a seu redor! Na sociedade de que você faz parte terá certamente visto pessoas que guardam ressentimentos para com outros, que procedem cinicamente para com Deus e a religião, ou são más para com a vizinhança. Desafio o leitor amigo a que me mostre um invejoso que seja feliz. No instante em que se põem a preparar a forca da inveja, estão já espiritualmente mortos.
Por que a inveja é pecado tão grande? Será por capricho que Deus a condena tão positivamente? Será que Deus a proíbe arbitrariamente para nos tornar miseráveis? É certo que não. Deus se interessa muitíssimo por que nos desenvolvamos completa e totalmente.
Em III João versículo 2, lemos: "Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma."
A inveja foi um dos pecados de Lúcifer, antes de se transformar em Satã. Ele teve ciúmes da posição ocupada por Deus e resolveu destroná-lo, para se colocar no lugar de Deus. Por isso Deus odeia a inveja e o ciúme. Um dos pecados que levaram Cristo à cruz foi a inveja. O evangelista Marcos diz: "Pois ele sabia que por inveja os principais sacerdotes lho haviam entregado" (Marcos 15:10).
Os fariseus e saduceus tinham inveja de Jesus porque era bem recebido pelo povo. Detestavam o fato de grandes multidões se reunirem para ouvir as palavras de Jesus e o fato de haverem feito de Jesus uma espécie de herói nacional. A inveja crepitava no coração deles como fogo devorador. E se mancomunavam para ver como poderiam matar a Jesus. Os fariseus não se davam muito bem com os saduceus, e deles discordavam profundamente em certos assuntos. Todavia, sendo maior a inveja deles contra Jesus, juntaram seus recursos e forças para fazer Jesus deixar de falar às multidões. Esqueceram as diferenças que os separavam, porque tinham seus corações já descontrolados pela inveja.
A inveja se apresenta de muitas formas e modalidades; não obstante, é detestada por Deus que abomina a todos quantos se deixam dominar por ela.
Também se condena a inveja porque ela destrói nossa saúde espiritual. A inveja é sintoma devastador daquilo que chamamos "pecado original", pecado de todas as criaturas humanas. Não pense o amigo leitor que é só você quem sofre disso. Todos sofrem desse mal, uns mais outros menos. O próprio apóstolo Paulo, que tão fortemente aconselhava os cristãos a fugir da inveja, sofrera desse mal. Padeceu muito da inveja espiritual. Tinha ciúmes da nova seita chamada cristã, e a inveja o enchia de ira e furor contra "os do Caminho". Assim, ia Saulo de Tarso para cá e para lá, perseguindo e destruindo os cristãos.
Mas no rosto de um cristão chamado Estêvão, a cujo apedrejamento presidira, Saulo viu uma Luz que jamais percebera em sua vida. E essa mesma Luz ele a encontrou na estrada de Damasco. Daí, a inveja de Saulo de Tarso cedeu lugar a um fervente amor e a uma incontrolável alegria. O Saulo amargo, cínico e invejoso, encontrou, como Paulo, um novo interesse na vida, ao deixar a inveja e ao começar a servir o Salvador Jesus.
Quando se descobrem germes da tuberculose minando o organismo humano, faz-se tudo e não se poupa tempo, esforço nem dinheiro para dominar e vencer essa terrível enfermidade. Não obstante, muita gente se aflige por causa da venenosa e mortal inveja e nada faz por conjurá-la! Aos olhos de Deus é a inveja coisa feia, mortal e imoral. É um dos sete pecados mortais mencionados pelo apóstolo Paulo na sua Carta aos Gálatas e corre parelhas com o adultério, o homicídio, a fornicação e a bebedeira. Prevalece mais do que outros males, muito embora o púlpito amiúde nos alerte contra o seu poder destruidor. Embora não seja a inveja proibida por lei, esse vício que se infiltrou na vida moderna é abertamente condenado por Deus.
Em Tiago 5:9, lemos: "Não vos queixeis, irmãos, uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está à porta."
Proíbe-se também a inveja pelo fato de ela nos roubar a alegria, a felicidade e o contentamento. Impossível é conhecer a serenidade e o contentamento, tendo-se no coração a inveja. Tenho conhecido inúmeras vidas cheias de amargura, insensibilidade, frustração, confusão e mesmo de incômodos físicos que são resultados diretos da inveja. A inveja priva o invejoso da efetividade no seu trabalho e pode certamente destruir o serviço que se queira prestar a Deus. Ocasiona todos os tipos de males físicos, resultantes da tensão nervosa que provoca.
A inveja isola você da comunhão com Deus. Não há possibilidade de você ser recebido na comunhão de Deus, se você abrigar em seu coração a inveja. Se você não é cristão e nunca entregou seu coração e vida a Cristo, a inveja será um dos sintomas do pecado original que o separa de Deus. Antes de receber uma nova natureza e a vitória sobre a inveja, você precisa se arrepender e receber a Cristo como seu Salvador pessoal. Se você é cristão e abriga em seu íntimo a inveja, isso significa que você está desligado da comunhão com Cristo e não conhece ainda o encanto e o segredo de uma vida vitoriosa. Visto que Deus aborrece e odeia a inveja, não pode Ele abençoar a você enquanto você se mostrar invejoso.
Shakespeare chegou bem perto desta verdade quando disse: "Não, o machado do algoz não tem a metade da agudeza que tem a tua contundente inveja."
A inveja é para a alma o que a erosão é para a terra, pois vai carcomendo a pessoa que a abriga em seu coração, e faz dela uma ilha de condenável egoísmo. Na química do espírito, nenhum pecado é tão devastador, nenhum pecado pode mais rapidamente pôr termo à doce amizade que deve existir entre o homem e Deus.
A inveja o isola também de seus amigos. O invejoso está destinado a viver só. E, ao fim, ele se torna um pária espiritual, isolando-se dos amigos e da comunhão com Deus.
Os que são culpados deste pecado caminham para o julgamento. A Bíblia diz a você e a mim que um dia compareceremos perante o tribunal de Deus e daremos conta de todos os pecados nossos, secretos, de inveja e ciúme que hajamos abrigado em nosso coração.
Muitos estão hoje perguntando ansiosamente: "Como posso me livrar desse pecado devastador que tanto me perturba a alma, a saúde e a felicidade?"
Primeiro: reconheça que você tem esse pecado. Os médicos dizem que o caso bem diagnosticado é já meia cura. Deixe de acusar os outros por seus fracassos. Faça o inventário de sua alma e aja de modo positivo, no sentido de vencer os seus pecados habituais. Admitir uma falta em nada o diminui – pelo contrário, faz com que você se torne maior aos olhos dos seus semelhantes.
Segundo: confesse a Deus o seu pecado e abandone tal pecado. Na Em I João 1:9, lemos: "Se confessarmos... ele nos perdoará." E o apóstolo Tiago , em sua Carta, cap. 5:16, diz: "Confessai, portanto, os vossos pecados... para serdes curados." Inúmeras pessoas entraram pela estrada da cura e recuperação espiritual, confessando abertamente seus pecados a Deus. Confesse os seus pecados, abandone-os, arrependa-se deles.
Terceiro: abra os seus olhos para ver a regeneradora graça de Cristo. A inveja não pode ser vencida e esmagada somente pelas forças humanas. O apóstolo Paulo aprendera o segredo, quando disse aos Filipenses na Carta que lhes escreveu: "Tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13). À medida que a natureza cristã se desenvolver em sua vida, leitor amigo, você notará que são mais facilmente vencidas as velhas e más tendências e a inveja e o ciúme. Você, então, perceberá melhor o profundo significado destas palavras: "E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências" (Gálatas 5:24) e que "O fruto do Espírito é: alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade. . . " (Gálatas 5:22).
Quarto: peça ao Espírito Santo que desça ao seu coração para lhe conceder vitória. É muito possível o que diz o versículo: "assim também considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus" (Romanos 6:11 ). "O fruto do Espírito é: amor. . . " (Gál. 5:22) e onde o amor habita em todos com toda a Sua plenitude nunca há lugar para a inveja e o ciúme.
Você obterá vitória completa, gloriosa e incomparável entregando-se sem reservas a Cristo, o Mestre e Senhor.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Admim



RELIGIAO : CRISTÃO.
Masculino Mensagens : 6553
nascido em : 29/05/1958
inscrito em : 30/06/2011
Idade : 58
Localização : TAPIRATIBA SÃO PAULO.

MensagemAssunto: Re: Inveja ou Ciúme   Dom 18 Set 2011, 22:22

irma Jackelline muito bom este texto é da grande valia para o crescimento dos irmãso que lerem com a atenção , parabéns pela mensagem.

-







-
Porque Deus amou o mundo de tal maneira,
que deu seu único Filho para que todo aquele que nele crê, não pereça,
mas tenha a vida eterna.”


(João 3:16)
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://gospel-semeadores-da.forumeiros.com
Souza j
. . .MEMBRO ESPECIAL
.   .   .MEMBRO ESPECIAL


Feminino Mensagens : 48
inscrito em : 30/07/2011

MensagemAssunto: Re: Inveja ou Ciúme   Dom 18 Set 2011, 22:37

Obrigada, não apenas pelo elogio, mas pela iniciativa do fórum.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Inveja ou Ciúme   Hoje à(s) 01:05

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Inveja ou Ciúme
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Feliz é aquele que vê a felicidade dos outros sem ter inveja
» Inveja ou Ciúme
» A INVEJA CAUSA DANOS!
» Darth Vader - Contra - capa da minha apostila
» Preciso de uma correção de redação urgente! Por favor me ajudem.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO. :: FÓRUM ESTUDOS BÍBLICOS-
Ir para: