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"Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço,
e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé"
Hebreus 12:1,2




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 A Parábola do Trigo e do Joio - Texto fora do Contexto

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silas gomes de souza
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MensagemAssunto: A Parábola do Trigo e do Joio - Texto fora do Contexto   A Parábola do Trigo e do Joio - Texto fora do Contexto EmptyQua 30 Dez 2015, 13:11

A Parábola do Trigo e do Joio

INTRODUÇÃO DA LIÇÃO
Ao criar nosso planeta, o plano original do CRIADOR determinava que este fosse habitado por homens que O servissem.
Os animais vieram para complementar a alegria dos homens e viverem em plena harmonia. A rebelião de Lúcifer veio a transtornar, ainda que transitoriamente, a paz aqui reinante.
Como tudo tem um tempo, nestes seis mil anos de história o efeito do pecado tem trazido muito sofrimento a todos os habitantes da Terra, mas em breve tudo estará em seus devidos lugares e funcionando exatamente conforme o projeto original de nosso sábio CRIADOR. Nada irá alterar a vontade do ETERNO e o mal ficará para trás.
 Embora os teólogos sejam unânimes em dizer que não se pode isolar um verso do contexto e forçá-lo a dizer outra coisa, esta prática é muito comum, até entre os que ensinam isto...  Veremos  uma prova dessa pratica nessa parábola.
Responda:
1. De acordo com a exposição de Yaohushua, na parábola, para que tipo de semente foi preparado o campo e que aconteceu quando esta cresceu e frutificou?
O campo foi trabalhado para receber o trigo e não o joio, todavia este apareceu mais tarde (Mt 13:24-26).
2. Como reagiram os servos do Pai de família, diante do surgimento do joio e quem semeou esta má semente?
Os servos do Pai de família, ao constatarem o joio no meio do trigo, quiseram arrancá-lo, todavia foram aconselhados, para não prejudicar o trigo, a aguardar o tempo da colheita (Mt 13:30).
3. De acordo com a orientação do Messias, como se processará a colheita fina)?
Os ceifeiros devem colher primeiro o joio, atá-lo em molhos para o queimar e depois sim, ajuntar o trigo no celeiro (Mt 13:30).
4. Qual é a real interpretação da parábola? Que definições você conhece e por que muitos não conseguem entendê-la?
O entendimento da Palavra do ETERNO é reservado aos que verdadeiramente são sinceros. Não está ao alcance de todos (Mt 13:11-15; Pv 2:6,7). A razão dos religiosos não darem a verdadeira explicação é porque eles não a aceitam como é, e assim ficam sem chance da revelação do Espírito.
Esta parábola é muito profunda em seus objetivos e responde a muitas de nossas indagações, revelando os planos do CRIADOR para o planeta e à humanidade:
a) Vs. 24 e 37: A pessoa que semeou a boa semente é o Filho do homem, ou seja, Yaohushua. Ele é a Palavra, o verbo; nosso CRIADOR [UL]. (Jo 1:1,3,10; Sl 33:6; Cl 1:16; Hb 1:2; 11:3).
b) Vs. 25-28, 38, 39: O campo: É o mundo, a Terra. Os homens dormiram:
Houve um tempo em que Lúcifer tratou de promover sua rebelião e conseguiu seduzir uma parte dos anjos (Ap. 12:4). Aqui na Terra o homem não vigiou e pecou, desobedecendo a ordem divina (Gn 3:1-6).
  A boa semente, o trigo: representa os filhos do reino, os justos. O joio: Os filhos do maligno, os ímpios. O inimigo que semeou o joio: É o diabo que, fazendo o homem pecar, deu origem aos pecadores e ímpios (Rm 5:12).
  O CRIADOR providenciou a salvação, todavia, nem todos a receberam. O Pai de família: o CRIADOR. Os servos do Pai de família, que quiseram arrancar o joio: os anjos do ETERNO.
c) Vs. 29,30,40-43: Ceifa. tempo para arrancar o joio: o CRIADOR não permitiu que os anjos arrancassem os ímpios da face da Terra, pois poderiam prejudicar aos filhos do reino com tal destruição, e ademais, o campo não estava pronto para a colheita. Ficou claro que a Terra não é o lugar de habitação dos ímpios. A ceifa deve se dar no fim do mundo.
Os ceifeiros: são os anjos que serão enviados por Yaohushua (Mt 24:31; 13:41,49, 50) para arrancar o joio do campo, isto é, para destruir os ímpios, queimando-os no fogo do Armagedom.
   O campo é o reino de hol’Mehushkyah: Com a colheita do joio (destruição dos ímpios) a terra estará limpa . Os poucos sobreviventes dentre as nações e os judaicos remanescentes, servirão ao Messias e darão continuidade à espécie humana e aos povos.
  Isto prova definitivamente que aqui é o Reino de hol’Mehushkyah e que, portanto, aqui está o Seu trono.
5. Na vinda de Yaohushua, os anjos virão na frente para uma dupla missão:
  Separar e destruir os ímpios (tirando-os do Seu Reino) e ajuntar o trigo (os filhos do reino) no celeiro. Em que ordem se darão estes eventos?
  Diferentemente do que se tem pregado, os santos não serão removidos da Terra, mas estarão divinamente protegidos e verão a destruição dos ímpios. Na sequência, ou durante a destruição, aí sim, se dará o arrebatamento, quando os santos serão reunidos nas nuvens para recepcionar o Messias que vem estabelecer o Seu Reino terreal.
  Numa grande lavoura, o celeiro não fica longe da plantação, mas num lugar dentro da propriedade. Os santos, reunidos nos ares, não irão para o CÉU; descerão com hol’Mehushkyah, na Palestina, para a entronização e o reino do Messias e permanecerão na Terra.
  6. A que conclusão chegamos com a explicação da parábola?
  A Terra é o Reino de Yaohushua e estará ocupada pelos filhos do reino (os santos) e os filhos do maligno (os ímpios).
  Os anjos, ao virem o estrago causado pelo pecado, quiseram vir e destruir os ímpios, mas o CRIADOR mandou que esperassem o tempo da colheita, ou seja, a consumação dos séculos. A terra, portanto, é o lar dos santos e não o lugar dos ímpios.
  Estes serão desarraigados (Pv 2:21,22; Sl 11 :6). Os justos não serão removidos do planeta. Os anjos, como águias, consumirão a todos os causadores de escândalo e de iniquidade que estão atualmente contaminando o Reino.
  Finalmente, os reinos serão entregues ao Messias e Ele ocupará Seu trono. A Terra e a obra da criação do CRIADOR seguirão, conforme os Seus planos. Respondeu-lhes ele: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada. Mateus 15:13
  Quem Será Levado?
Com a febre do rapto secreto implantada a partir do início do século 19, a idéia de um estágio no Céu assumiu grandes proporções,  a ponto de, com raras exceções, todos os cristãos acreditarem em uma vida celestial. Quem vai querer ficar aqui nesta terra? É uma das muitas perguntas, cuja resposta é sempre negativa.
  Ninguém está interessado em ficar na Terra. De onde, no entanto, surgiu a doutrina de que o homem que servir a o ETERNO, vai para o Céu? É, quando Yaohushua vier, um será levado e outro deixado: quem é quem nesta história?
Responda:
  1. Os discípulos de Yaohushua tinham a fé de uma morada no Céu?
  Os judeus, em geral, esperavam a vinda do Messias, que os livrasse de seus inimigos e assumisse o trono em Jerusalém (Lc 19:11,12; 24:21; 1:69-71; Jo 6:15; At 1:6-Cool. Em nenhum momento pensavam em um reino no Céu; esta idéia era tão estranha à eles que quando, por diversas vezes, Yaohushua preanunciava a Sua morte, não entendiam o que Ele queria dizer... Hoje, nós, com nossas mentes pré-concebidas, ao lermos tais passagens, pensamos, cá com os nossos botões: Como são ingênuos!!! Observe as questões a seguir:
  2. Ao informar aos judeus incrédulos da Sua ida para um lugar onde não poderiam segui-Lo, a que conclusão chegaram?
  Isto os intrigou e perguntaram entre si: " ... Para onde irá este, que o não acharemos? Irá porventura para os dispersos entre os gregos?" Ver João 7:33-36. Numa outra abordagem Yaohushua repetiu-lhes o assunto (Jo 8:21-23) e desta vez, pensaram que Ele queria se matar. Yaohushua, porém disse-lhes: "Vós sois de baixo ... "
  3. Aos judeus incrédulos, era-lhes impossível seguir Yaohushua ao Céu. Será que a situação com os apóstolos era diferente?
Igualmente, os discípulos desconheciam a possibilidade de uma ida ao Céu e quando Yaohushua repetiu-lhes a mesma palavra, ou seja, que não podiam segui-Lo, ficaram imaginando coisas.
Pedro intrigado indaga: "Messias; para onde vais?". Eles não faziam a menor idéia; nem sequer cogitavam em numa ida aos Céus! (Jo 13:33-38). A tristeza que abateu os discípulos, portanto, não era por não poderem ir ao Céu, mas por terem que se separar da companhia de Yaohushua.
Pedro/Kafos estava disposto até a morrer, para que isto não acontecesse!
4. Para confortar Seus servos e conscientizá-los de que a separação era uma condição necessária e provisória, que lhes prometeu o Mestre?
Preparar-lhes lugar e depois voltar para estar com eles (uma analogia ao sistema judaico de casamento onde o noivo contrai as núpcias e volta para a casa dos seus pais, prepara-se para assumir uma vida à dois e então volta para buscar a sua noiva). Durante este período, eles seriam confortados pela presença do Santo Espírito  (presença espiritual de Yaohushua) e se ocupariam em testemunhar do Evangelho do Reino para todas as nações, até a implantação do Reino - presença física de Yaohushua (Jo 14:3, 16-18; At 1:6-Cool.
A cidade celestial (com os seus "lugares") virá para cá, depois do Milênio e da restauração da Terra (Ap 21: 1-4). Aí sim, o ETERNO habitará com os homens...
Nota de o Caminho: Os que crêem em um estágio nos céus não conseguem explicar Ap 21:1-3 que diz que SÓ então o ETERNO vem habitar com os homens.. Quer dizer que todo o tempo (sete anos ou mil anos) que estiveram nos céus não desfrutaram da presença de “DEUS”? E, pior, para justificar suas crenças pagãs, precisam tirar todo o Apocalipse 20 da sua ordem natural, ou seja, os fatos para eles não ocorrem na ordem que está sendo relatado ali.
5. Tem sido dito aos crentes que muitos ficarão aqui na vinda de Yaohushua e que isto não é bom. Que passagens são usadas para se provar isto?
Mt 24:40, 41 e Lc 17:34-36. Os textos falam que, nesta ocasião, uns serão levados e outros deixados.
6. De acordo com a Hermenêutica, o que somos recomendados a fazer ao estudarmos a Palavra? Que importante revelação Yaohushua deixou-nos?
Embora os teólogos sejam unânimes em dizer que não se pode isolar um verso do contexto e forçá-lo a dizer outra coisa, esta prática é muito comum, até entre os que ensinam isto...
O capítulo 14 de João/Yaohu’khanan, é um exemplo usado e mal interpretado. Na frase que diz "Na casa de Meu Pai há muitas moradas; vou preparar-vos lugar..." ignoram que todo o contexto, desde o final do capítulo 13, trata de uma separação e da tristeza dos discípulos; e, não de uma ida aos Céus!
Nota de o Caminho: Realmente na casa do Pai do nosso Messias, existem muitas moradas - a NOVA YAH'SHUA-OLEYM - e quando a Terra estiver completamente livre da ação do pecado - após o milênio terreal - estas moradas serão o nosso galardão, pois eles virão até nós para substituir a Jerusalém/Yah’shua-oléym terrena, sede do trono do Messias, durante o Milênio.
Analisando fielmente Mt 24:38-41, vamos constatar que Yaohushua não disse que os justos serão levados da terra. Muito pelo contrário; Ele afirmou que, como foi nos dias de Nokh , será também na Sua vinda. Nos dias de Noé/Nokh, quem foi levado? Quem foi levado ou destruído pelas águas do dilúvio? O justo ou o ímpio?
Se nós concordarmos com Yaohushua, vamos entender que os ímpios é que serão levados ou destruídos! Os justos ficam!
7. Se tratando dos salvos, dos justos, as Escrituras mencionam que estes serão retirados da terra? Quem será desarraigado daqui?
Vários textos bíblicos alertam-nos de que os ímpios serão desarraigados da Terra (Sl 52:5,6; 10:16-18; 37:9,10,20,35,36,39,40) mas, os santos aqui permanecerão (Pv 2:21,22; Sl 91:7-10).
Está correto, pois nós somos os filhos do reino e o reino é nosso. Quem tem que sair daqui é o joio, que não é planta do ETERNO; esta tem de ser arrancada: "Ele, porém, respondendo, disse: Toda a planta que meu Pai celestial não plantou, será arrancada." (Mt 15:13). O ETERNO deu a Terra aos filhos dos homens e não o Céu, pois este é o Seu trono (Sl 115: 15,16; Mt 5:5; At 7:49).
8. Sabemos que da destruição advinda do Armagedom (juízo do ETERNO sobre reis e nações), poucos homens restarão (ls 24:6). O que ocorrerá aos demais?
Na parábola do trigo e do joio, este tempo foi chamado de ceifa (Mt 13:30). É o grande momento de separar-se o joio do trigo; os filhos do maligno, dos filhos do Reino.
Este trabalho compete aos anjos do Messias, que virão na frente e alcançarão, como águias, os ímpios (Mt 13:40-42, 49, 50; 24:28; Lc 17:37). Estes serão colhidos, juntados em molhos, queimados e destruídos.
Nota de o Caminho: Isto acontece para dar fim ao Armagedom e para preparar a Volta de Yaohushua! Em Ap  6:16-17 vemos tais ímpios “implorando” pela morte!
Na sequência o trigo, os salvos ressuscitados e os vivos transformados, serão juntados pelos anjos nas nuvens, para o encontro com o Messias, nos ares, e serem levados até Jerusalém, em Israel – a Terra Prometida – e assistirem a Sua posse! (Mt 24: 31; I Ts 4: 17).
Conclusão: Em quem crer: Em Yaohushua e nas Escrituras, que provam que aqui será a habitação dos justos ou no pensamento pagão que promete o Céu do ETERNO aos seus adeptos? Alinhe-se à fé dos apóstolos e profetas e saia de Babilônia!
Nota de o Caminho: Mt 25 fala-nos do julgamento dos homens santos e dos ímpios. Ao primeiro (nós) lemos: 34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Aqui não diz que o Reino é nos Céus!
Já para o segundo grupo (eles), também lemos: 41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; Também não diz que este fogo fica no Inferno! Quanto à palavra “eterno”, convém lembrar que aqui apenas temos uma referencia de procedência - procede do Eterno (Jd 7). E complementa: 46 E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna. Amém! E então, ainda quer ser levado?








O Reino Messiânico
A maior ansiedade dos religiosos, ou pelo menos da grande maioria, é um dia ser trasladado ao Céu, onde o ETERNO habita e tem Seu trono, e lá passar algum tempo ou mesmo a eternidade. Seria isto possível? Haveria algum respaldo bíblico para sustentar esta doutrina?
Muitos acham que sim, e valem-se de certas passagens bíblicas para se apoiarem. No entanto, é necessário que se examine tais textos com muito temor e cuidado. Não se toma um versículo isolado de seu contexto!
A interpretação correta das Escrituras é aquela em que os versículos harmonizam-se com a inspiração de todo o capítulo ou assunto tratado e JAMAIS, contradiz outra passagem sobre o tema...
ATIVANDO NOSSA MEMÓRIA
De onde, na verdade, procede a idéia de morar por algum tempo ou eternamente no Céu, já que isto não vem dos santos apóstolos e profetas?
A história fala-nos dos homens, denominados filósofos, que criaram ou introduziram na religião romana papal, a idéia de se morar no Céu. O povo de Israel/Yaoshor’ul nunca creu nisto.
Bertrand Russel em "História da Filosofia Ocidental" diz: "O Deão Inge*, em seu valioso livro sobre Plotino, ressalta acertadamente, o que o cristianismo lhe deve. O platonismo - diz ele - é parte da estrutura vital da teologia cristã, com a qual nenhuma outra filosofia, ouso dizê-lo, poderia funcionar sem atritos. Há, diz, uma extrema impossibilidade de extirpar-se o platonismo do cristianismo, sem o que o cristianismo se faça em pedaços". Assinala que St. Agostinho refere-se ao sistema de Platão como o "mais puro e brilhante de toda a filosofia".
*St. Agostinho é tido como um dos maiores mestres da religião papal.
Recomendamos que se pesquise o assunto de morada no Céu e imortalidade da alma em obras que versem sobre as idéias dos antigos filósofos gregos. Muitas surpresas advirão!
Responda:
1. Qual era a esperança de Israel/Yaoshor’ul e dos apóstolos quanto à vinda do Messias?
Em nenhum momento os apóstolos e demais yaoshorul’itas manifestaram crença em um reino ou morada no Céu com o Messias: Lc 1:67-75 - Uma libertação literal dos inimigos e uma era de paz.
Lc 24:21 - Desapontados, pois esperavam já o reino messiânico.
Lc 19: 11; Jo 6:14 - Achavam que o reino seria implantado imediatamente.
At 1:6-8 - Yaohushua declara a missão da Igreja/Kehiláh, antes de estabelecer o Reino.
2. Podemos encontrar nas Escrituras, vestígios da intenção de morar ou alcançar o Céu?
A primeira intenção de que temos notícia, foi a dos seguidores de Nimrode, em Babel, na terra de Sinear (Região entre os rios Tigre e Eufrates; mais tarde denominada Babilônia).
Eles elaboraram um projeto de edificar uma cidade com uma torre que tocasse os céus. O CRIADOR não aprovou tal arrogância e confundiu-lhes as línguas, paralisando a obra (Gn 10:8-10; 11: 1-Cool.
Tal qual a idolatria e seu culto ao deus sol [o domingo é em sua honra], a teoria de uma ida ao Céu, também tem suas raízes na Babilônia.
3. Que personagem planejava não só subir ao Céu, bem como lá estabelecer seu trono e tornar-se semelhante ao ETERNO Altíssimo?
Satanás teve este plano e daí pode ter saído a inspiração para os pagãos inventarem uma recompensa totalmente estranha às promessas das Escrituras (Is 14: 13,14).
4. Que lugar, segundo as Escrituras, é destinado aos homens justos?
Os mansos herdarão a Terra e os ímpios dela serão desarraigados (Mt 5:5; SI 37:3, 9-11, 18-20, 22, 29, 34; 10: 16; 52:5; Pv 2:21,22; 10:30).
Na vinda de Yaohushua, os habitantes dentre os homens que sobreviverem à grande destruição, converter-se-ão e buscarão ao Messias. As promessas a Abraão/Abrul’ham implicam num reino aqui na terra (Rm 4:13; Gn 12:1-3,7; 13:14-17) e é isto que as pessoas convertidas [judaicos e israelitas e os das nações], igualmente herdarão (Gl 3:29).
Nota de o Caminho: No fim deste estudo tem um link sobre Quem são (verdadeiramente) os Gentios... Acesse e depois de sua leitura, sua mente será aberta e muitas passagens das Escrituras se abrirão para a Verdade!
5. Afinal, o que vem a ser o Céu? O Céu é o trono do ETERNO (At 7:49; ls 66: I; Sl 11:4; Hb 2:20). Yaohushua o confirma, proibindo o juramento (Mt 5:34,35) e revelando, inclusive, que a Yah'shua-oleym terrena é a cidade do grande Rei. Vemos aí a arrogância dos homens!
6. Não disse Yaohushua em Jo 14:2,3 que, na Casa do Pai havia muitas moradas, e que os salvos seriam trasladados para lá?
Na verdade, Yaohushua disse que na Casa do Pai havia sim, muitas moradas e que Ele tinha que lá comparecer, mas não disse que iríamos para lá para recebê-las. Se nós entendemos que estas moradas referem-se à santa Yah'shua-oleym Celestial, convém examinar  Apocalipse 21:1-4. Aqui constatamos que esta cidade vai descer do Céu depois do Milênio; depois que a Terra estiver totalmente renovada. E, neste momento, tomaremos posse destas moradas preparada pelo Messias!
Notaremos, inclusive, que nela não há homens. Sim, depois que descer é que será a habitação do ETERNO com os homens. Eles não sabiam sequer para onde Yaohushua ia. Como poderiam então ter uma crença de uma morada no Céu?
Jo 14, na verdade, é uma continuação do capítulo 13, onde Yaohushua dialogava com os Seus discípulos sobre Sua separação deles. Este diálogo os entristeceu e Yaohushua alentava-os, instando-os a seguirem firmes; que não estariam órfãos e que Ele voltaria (vs. 18) para estar novamente com eles. Leia atentamente o fim do vs 3 e observe que Ele diz: ...onde Eu estiver estejais vós também. E, onde Ele virá estabelecer o Seu trono será sobre a Terra - At 15:16.
7. Como compreender as passagens, que parecem dizer que o Céu é o lar dos remidos?
Notem que todas as passagens que falam de uma cidade, pátria nos Céus, não dizem que vamos habitar lá. Esta cidade vem para cá. Lembre-se que o Céu é o trono do ETERNO. Reino dos céus está correto e é diferente de Reino nos céus.
Repetimos: a Nova Yah'shua-oleym só vai abrir suas portas e ser habitada pelos homens, depois do Milênio, quando ela vier para a Terra e Yaohushua entregar o planeta totalmente purificado ao Pai (I Co 15: 24-28; Ap 21:1).
Nota de o Caminho: Esta expressão "o Reino dos Céus" só é encontrada no livro de Mateus (cerca de 32 vezes) e jamais ele cita: Reino nos Céus... Amnao!
Fonte: www.cyocaminho.com.br
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