HERMOM, O MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO
O futuro reino. Lc. 9.28-36
Jesus subiu ao monte com o propósito de orar; e o fez na companhia de um grupo mais íntimo entre os discípulos: Pedro Tiago e João. (28.).
Para o homem natural transfigurar-se é mudar de feição, fugir a cor da pele ou ruborizar ou até mudar o caráter.
Para o filho de Deus transfigurar é brilhar mais do que o sol (Mt.17.2) é brilhar intensamente e até tornar a própria roupa resplandecente como a luz.
A transfiguração do Filho de Deus contém em si, ainda que em miniatura, todos os elementos do futuro Reino de Cristo em manifestação.
Pedro (II Pd. 2.16-18.) Tiago e João foram testemunhas oculares, de corpo presente da gloriosa manifestação do Reino do Filho de Deus no Monte Hermom, ou o Monte Santo de Deus.
Eles viram Jesus Cristo não em humilhação; mas sim em glória, glorioso.
Tudo aconteceu (29) quando Ele começou a orar, pois o ambiente ficou tão iluminado que era impossível a Pedro, Tiago e João não perceberem.
Perceberam também que dois varões (30) Elias e Moisés falavam com ele.
Moisés em glória, ou seja, com um corpo glorioso, não um corpo feito de carne e sangue, (I Co.15.50) porque estes não podem herdar o reino de Deus.
Está escrito que Moisés e Elias apareceram em glória (31) e falavam da partida que ele (Cristo) estava para cumprir em Jerusalém.
Moisés, em glória representando os remidos que passaram e outros que ainda passarão pela cessação da vida, a morte, para herdarem o reino de Deus.
Moisés perdeu o direito de entrar na Canaã terrestre, pois em Meribá (Dt.34.4,5) ele contendeu com o povo e desobedeceu a Deus; porém era justo e não ficou de fora do Reino de Deus por um pequeno fracasso.
Ficou de fora da Canaã terrestre, mais Deus não o deixou de fora da Canaã Celeste.
Elias em glória representando os que hão de entrar na Canaã Celestial sem provar a morte; aqueles que serão arrebatados e terão também um corpo glorificado. (I Co. 15.51,52).
No monte da transfiguração tínhamos dois homens glorificados Moisés e Elias, e três homens não glorificados naquele momento a saber: Pedro, Tiago e João.
Pedro, Tiago e João simbolizavam Israel, os judeus na carne, no futuro reino do Milênio de Paz do próprio Cristo aqui na terra. (Ez.37.21-27).
Pedro Tiago e João estavam premidos de sono (32); mas, diante de tanta glória que consegue dormir?Conservando-se acordados viram sua glória e os dois varões.
Ainda hoje, Israel está dormindo; mais serão despertados pela visão arrebatadora da segunda vinda de Jesus após o arrebatamento.
No dia seguinte desceram do monte (Lc. 9.37) e uma grande multidão veio ao encontro de Jesus.
Esta multidão representa aqueles que serão introduzidos no reino depois que Cristo descer do céu e estabelecer Seu reino no trono de Davi em Jerusalém.
Moisés e Elias falavam da morte de Cristo; Moisés jejuou quarenta dias e quarenta noites (Ex.34.28;) Elias também jejuou quarenta dias e quarenta noites; (I Rs.19.8;) e falharam em suas jornadas aqui na terra.
E Jesus também jejuou (Mt.4.2) quarenta dias e quarenta noites; mas não falhou; e era este o desejo de Moisés e Elias: que Cristo enfrentasse a morte pois só ele poderia vencê-la e venceu.
Eles falavam a Jesus sobre a Sua própria morte como o único meio dele Jesus vencer a carne, o mundo e o diabo.
E Jesus venceu! Porque Jesus é Deus e só o Senhor é Deus;o resto é pura confusão.
Guganic