SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.


 
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 A Trindade... ATANÁSIO.. _____________A ORIGEM.

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Tzaruch
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Localização : Planeta TERRA

MensagemAssunto: A Trindade... ATANÁSIO.. _____________A ORIGEM.   Qua 01 Out 2014, 05:38

.

Credo de Atanásio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Atanásio de Alexandria é
tradicionalmente considerado o
autor do Credo Atanasiano, que
deu seu nome ao título da obra

O Credo de Atanásio (Quicumque vult), subscrito pelos três principais
ramos da Igreja Cristã (Católicos Romanos, Católicos Ortodoxos e Protestantes)
,
é geralmente atribuído a Atanásio, bispo de Alexandria (século IV), mas estudiosos do assunto
conferem a ele data posterior (século V).

Sua forma final teria sido alcançada apenas no século VIII. O texto grego mais antigo
deste credo provém de um sermão de Cesário de Arles, no início do século VI.
O credo de Atanásio, com quarenta artigos, é um tanto longo para um credo,
mas é considerado por Archibald A. Hogde “um majestoso e único monumento da
fé imutável de toda a igreja quanto aos grandes mistérios da divindade,
da Trindade de pessoas em um só Deus e da dualidade de naturezas de um único Cristo.”
Apesar da data ser incerta, este credo foi elaborado para combater o arianismo e reafirmar a
doutrina cristã tradicional da Trindade.

____________________
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arianismo

Arianismo


O arianismo foi uma visão Cristológica sustentada pelos seguidores de Arius, presbítero de
Alexandria nos primeiros tempos da Igreja primitiva, que negava a existência da
consubstancialidade entre Jesus e Deus, que os igualasse
, fazendo do Cristo pré-existente uma
criatura, embora a primeira e mais excelsa de todas, que encarnara em Jesus de Nazaré.
Jesus então, seria subordinado a Deus
, e não o próprio Deus. Segundo Ário só existe um Deus
e Jesus é seu filho e não o próprio
. Ao mesmo tempo afirmava que Deus seria um grande eterno mistério,
oculto em si mesmo, e que nenhuma criatura conseguiria revelá-lo
__________________



tradução portuguesa1

Quem quiser salvar-se deve antes de tudo professar a fé católica.

Porque aquele que não a professar, integral e inviolavelmente,
perecerá sem dúvida por toda a eternidade.



A fé católica consiste em adorar um só Deus em três Pessoas e três Pessoas
em um só Deus.


Sem confundir as Pessoas nem separar a substância.

Porque uma só é a Pessoa do Pai, outra a do Filho, outra a do Espírito Santo.

Mas uma só é a divindade do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, igual a glória e coeterna a majestade.

Tal como é o Pai, tal é o Filho, tal é o Espírito Santo.

O Pai é incriado, o Filho é incriado, o Espírito Santo é incriado.

O Pai é imenso, o Filho é imenso, o Espírito Santo é imenso.

O Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno.

E contudo não são três eternos, mas um só eterno.

Assim como não são três incriados, nem três imensos, mas um só incriado
e um só imenso.


Da mesma maneira, o Pai é onipotente, o Filho é onipotente,
o Espírito Santo é onipotente.


E contudo não são três onipotentes, mas um só onipotente.

Assim o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus.

E contudo não são três deuses, mas um só Deus.

Do mesmo modo, o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor.

E contudo não são três senhores, mas um só Senhor.

Porque, assim como a verdade cristã nos manda confessar que cada uma das
Pessoas é Deus e Senhor, do mesmo modo a religião católica nos proíbe dizer
que são três deuses ou senhores
.


O Pai não foi feito, nem gerado, nem criado por ninguém.

O Filho procede do Pai; não foi feito, nem criado, mas gerado.

O Espírito Santo não foi feito, nem criado, nem gerado, mas procede do Pai e do Filho.

Não há, pois, senão um só Pai, e não três Pais; um só Filho, e não três Filhos; um só Espírito Santo, e não três Espíritos Santos.

E nesta Trindade não há nem mais antigo nem menos antigo, nem maior nem menor, mas as três Pessoas são coeternas e iguais entre si.




De sorte que, como se disse acima, em tudo se deve adorar a unidade
na Trindade e a Trindade na unidade
.




Quem, pois, quiser salvar-se, deve pensar assim a respeito da Trindade.






Mas, para alcancar a salvacão, é necessário ainda crer firmemente na Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo.


A pureza da nossa fé consiste, pois, em crer ainda e confessar que Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, é Deus e homem. É Deus, gerado na substância do Pai desde toda a eternidade; é homem porque nasceu, no tempo, da substância da sua Mãe.

Deus perfeito e homem perfeito, com alma racional e carne humana.

Igual ao Pai segundo a divindade; menor que o Pai segundo a humanidade.

E embora seja Deus e homem, contudo não são dois, mas um só Cristo.
É um, não porque a divindade se tenha convertido em humanidade, mas porque Deus assumiu a humanidade.


Um, finalmente, não por confusão de substâncias, mas pela unidade da Pessoa.

Porque, assim como a alma racional e o corpo formam um só homem, assim também a divindade e a humanidade formam um só Cristo.

Ele sofreu a morte por nossa salvação, desceu aos infernos e ao terceiro dia ressuscitou dos mortos.

Subiu aos Ceus e está sentado a direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

E quando vier, todos os homens ressuscitarão com os seus corpos, para prestar conta dos seus atos.

E os que tiverem praticado o bem irão para a vida eterna, e os maus para o fogo eterno.




Esta é a fé católica, e quem não a professar fiel e firmemente não se poderá salvar.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Credo_de_Atan%C3%A1sio
.
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