SEMEADORES DA PALAVRA DE DEUS - A PORTA DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.


 
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 INSTRUÇÕES MORAIS ESPECÍFICAS. Pv. 10,16,17.

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guganic

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Mensagens : 2052
inscrito em : 08/08/2011

MensagemAssunto: INSTRUÇÕES MORAIS ESPECÍFICAS. Pv. 10,16,17.   Sab 31 Maio 2014, 15:12

INSTRUÇÕES MORAIS ESPECÍFICAS
 
Pv. 10.16
A obra do justo conduz à vida, o fruto do perverso, ao pecado.
Vs.17
O caminho para a vida é daquele que guarda a instrução, mas o que deixa a repreensão comete erro.


Somos instruídos pela palavra de Deus a guardar a instrução, pois o caminho da vida é daquele que guarda a instrução.


Pv.4.13
Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.
Apega-te à instrução, apega-te ao ensino, apega-te a doutrina de Deus e não a largues; guarda-a porque ela é a tua vida.
O justo acumula conhecimentos a fim de servir melhor a Deus à Igreja e a sociedade. Já a iniqüidade é o divertimento do tolo, o divertimento daquele que não guarda a instrução.
Para estes, que não guarda a instrução, os resultados na vida e da vida são dolorosos e amargos.
Entre os mandamentos específicos encontramos o cuidado que devemos ter com as palavras.
Ef. 4.29
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
Esta é uma instrução específica, bem clara e sucinta, irretocável quem a pôr em prática não sofrerá dano e nem será réu de juízo.
Mt.5.22b
Qualquer que disser a seu irmão: Raca* será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: tolo será réu do fogo do inferno
Jesus estava falando de equilíbrio e temperança que é um fruto do Espírito. Devemos ter motivos justos e corretos para irar-nos e mesmo assim manter o nosso temperamento sob controle.
Descontrolado pela ira a pessoa pode proferir palavras ofensivas e causar estragos irreparáveis na vida de alguém.
Tg. 4.11
Irmãos não falem mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.
A difamação entre as diferentes facções judaicas contra seus irmãos que haviam recebido a Cristo era uma prática comum.
E ainda hoje isto não é diferente entre cristãos de denominações e igrejas diferentes e até da mesma igreja ou fé; falar contra, caluniar, falar pelas costas difamar tem sido uma prática.
 I Pd. 1.16
Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
Não está escrito: sede plenamente ou absolutamente santo; basta ser santo, separado de tudo aquilo que não condiz com a palavra de Deus ou não convém aos santos, aos separados em Cristo.
I Co 10.23
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
Aqui o mandamento não é especifico, mas a instrução é. Por este versículo eu tenho que analisar o conjunto da obra, analisar texto e contexto da situação a que me presto praticar.
Há situações que me convém, mas não me é licito porque poderei irritar ao Senhor (I Co. 10.22) golpeando a fé do meu irmão que não pensa como eu e é mais fraco na fé do que eu.
Todos os alimentos (comida) me são lícitos, mas nem todas são proveitosas e edificantes para outros, por isso não participarei delas para que outros não tropecem e se percam.
Porém ultimamente temos visto uma nova classe de cristãos que querem fazer de tudo só porque não está escrito ou especificado na Bíblia que é pecado ou não.
Alguns cristãos acham que pode fumar só porque não está escrito especificamente na Bíblia que é proibido fumar ou se drogar.
Is. 55.2
Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer?
 
Será que cigarros, drogas, é pão? Não! Mas dizem que as drogas, o cigarro satisfazem. Eu pergunto é licito um cristão usar? Convém ao cristão comprar?
Casa, carro, remédio, roupa, é pão? Não! Mas é licito comprar? É! Convém comprar? Sim!
Então, o mandamento pode não ser especifico, mas analisando o conjunto da obra (toda a palavra de Deus) em si mesma, sempre saberemos o que é certo e o que é errado.
Lv. 18.22
Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;
Vs.23
Nem te deitarás com um animal, para te contaminares com ele; nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; confusão é.
Tem gente que acha que há uma diferença entre abominação e confusão nesta porção da Sagrada Escritura, daí condenar a homossexualidade masculina e não considerar a bestialidade.
Não se deitar com outro homem como se fosse mulher, ou seja, não haver relações sexuais com pessoas do mesmo sexo, ou seja: homem com homem ou mulher com mulher, pois é abominação.
Aí vem alguém de lá e condena só a homossexualidade masculina e deixa de lado a homossexualidade feminina só porque não está escrito assim na Bíblia.
Para os tais tinha que haver um mandamento específico como há (Lv. 18.22) para o caso dos homens.
Mas no conjunto da obra vamos encontrar que a ira de Deus se revela dos céus (Rm. 1.18) contra toda impiedade.
E diz a palavra de Deus (e podemos comprovar isto em nossos dias) que as mulheres, mudaram o modo natural de suas relações íntimas (Rm. 1.26) por outro contrário a natureza.
O que é especifico em Lv. 18.22 para o homem está implícito para a mulher em Rm. 1.26.
Portanto, diante de Deus com instruções morais específicas ou não, tais homens (Rm. 1.20) são indesculpáveis.


Guganic.
 
*Raca: Palavra aramaica de enorme ofensa e escárnio como dizer que alguém é um ser desprezível, ardiloso, um pária.

 
 

 
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