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 Fé e Obras.

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Henrique



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MensagemAssunto: Fé e Obras.   Ter 27 Maio 2014, 22:55


Fé e Obras

(Tiago 2:14-26 Parte I)

Pr. Davi Merkh

Certa vez um pastor bem conhecido em sua cidade estava comendo peixe num restaurante, quando o ateu mais arrogante da cidade entrou e sentou-se ao lado dele. O ateu logo começou a zombar do pastor, e perguntou-lhe, “Pois é, pastor, a Bíblia está cheia de contradições. O que você faz quando encontrar uma delas?”

“Simples” respondeu o pastor. “Há muito que ainda não entendo na Bíblia, mas faço igual o que estou fazendo com esse peixe que estou comendo. Tiro os espinhos, coloco-os de lado, e deixo qualquer tolo que quiser, engasgar-se neles.”

Tiago 2.14-26 é um que tem sido como espinho na garganta de alguns. Inclusive, o grande Reformador, Martinho Lutero, quase engasgou neste mesmo texto. Ele chamou o livro de Tiago uma “Epóstola de Palha”, pelo simples fato de que não conseguia engolir o ensino de Tiago sobre Fé e Obras. O problema centraliza-se em textos que parecem contraditórios:

Rm 4:5 Mas ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica ao ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça.”

Rm 3.28 “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.”

Tg 2:24“Verificais que uma pessoa é justificada por obras, e não por fé somente.”

E agora? Quem tem razão--Paulo ou Tiago? A Bíblia se contradiz? Somos salvos pela fé somente, ou pelas obras? Qual a importância de obras na vida cristã? Antes de analisarmos o texto versículo por versículo , precisamos tratar dessa questão.

O problema não é tão difícil como parece, especialmente quando entendemos bem o CONTEXTO dos textos em questão. Para descobrirmos a resposta à nossa pergunta, devemos voltar ao que a Escritura declara em claro e alto som. Partindo do que sabemos com certeza, podemos interpretar os textos mais difíceis, dentro de seus respectivos contextos. Vamos descobrir dois princípios fundamentais, o primeiro, a perspectiva de Paulo, o segundo, a perspectiva de Tiago.

1. Só fé em Jesus Cristo salva, sem o acréscimo de obras (a perspectiva de Paulo). O texto bíblico é unânime, de começo ao fim . . . Não há nada em nós capaz de merecer a vida eterna.

Rm 3:10-12“não há justo, nem sequer um; não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.

Is 64:6Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia

Ef 2:8,9—Porque pela graça sois salvos mediate a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.

Tt 3:5—não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou .

2 Tm 1:9—nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos.

Rm 3:20-28“visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei . . . Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos os que crêem . . . sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus; . . . Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.

Quando lemos esses textos, só podemos concluir que a salvação é obra de Deus, independente das obras, para que somente Deus receba toda a glória. A fé não é uma obra, mas uma resposta à obra prévia de Deus no coração humano. Significa receber um presente dado por Deus. Ninguém se vangloria por estender a mão para receber um presente. A glória pertence àquele que o doou.

Inclusive, à luz desse presente de valor inestimável, qualquer tentativa de comprá-lo diminui tamanho sacrifício feito por Cristo para torná-lo possível. Por exemplo, digamos que um dia você descobre que precisa de um transplante de rim. A única pessoa no mundo que tem um órgão compatível com seu corpo é sua própria mãe. Quando ela fica sabendo da sua necessidade, no mesmo instante oferece doar o rim dela. Depois da cirurgia, você chega para sua mãe e diz, “Mãe, a senhora me deu vida quando entrei nesse mundo; agora a senhora salvou a minha vida. Sou muito grato. Quero fazer alguma coisa para pagar a senhora pelo que fez por mim. Quanto posso te dar pelo seu rim? Será que R$7 seria bom?

Essa é a diferença entre todas as religiões do mundo e o verdadeiro cristianismo. As religiões ensinam que o homem faz boas obras PARA SER SALVO, enquanto a Bíblia ensina que fazemos boas obras POR QUE SOMOS SALVOS. A religião exalta ao homem, e diminui tamanho sacrifício de Cristo na cruz, pois acha que pode merecer a salvação. Mas o cristianismo exalta a Deus, pois reconhece que seria impossível pagar o que foi comprado por Cristo na cruz. Religião é motivada pela culpa, mas cristianismo pela graça. Religião leva à escravidão, dúvida e insegurança, enquanto cristianismo verdadeiro leva à segurança de um relacionamento filial com Deus.

Então, qual o lugar de obras na vida cristã? Obras são muito importantes, mas como resposta de gratidão pelo que Deus já fez por nós em Cristo.

Paulo e Tiago estão falando em dois contextos diferentes. Paulo combate a idéia de que um relacionamento com Deus pode ser “comprado” por boas obras, enquanto Tiago luta contra aqueles que dizem que a salvação não precisa fazer nenhuma diferença na maneira de se viver a vida. É como se os dois estivessem de costas um para o outro, unidos, mas combatendo inimigos diferentes. Para ambos, a fé em Cristo Jesus é o meio da salvação. Mas Paulo combate o LEGALISMO enquanto Tiago combate a LIBERTINAGEM.

2. A verdadeira fé em Jesus nunca fica só, mas rompe-se em obras (a perspectiva de Tiago).

Se somos salvos somente pela fé, o que acontece depois? Voltemos para a história do transplante de rim, doado pela sua mãe. Se você realmente se viu como condenado à morte, sem esperança; se você recebeu um presente de valor inestimável, um rim da sua própria mãe, sua vida depois será diferente! Você vai amar sua mãe como nunca amava antes. Você faria de tudo para agradá-la—ela é a sua vida! Você vai querer servi-la—lavar louça, levá-la para comer fora, enviar o melhor cartão para o Dia das Mães, etc. Não para ganhar a salvação—você já a tem! Mas porque você foi salvo, pela graça e pelo amor dela!

Tiago combate a idéia de que uma pessoa genuinamente convertida a Deus possa continuar sua vida como se nada tivesse acontecido. A salvação verdadeira não inclui nenhum requisito além da fé—a mão do mendigo esticado para receber a esmola do céu. Mas implica em mudança radical de vida depois, pela obra do Espírito Santo que habita no cristão, pela compreensão de tudo que Cristo fez por nós na cruz.Tiago não nos chama para “fabricar” obras, acrescentar ítens na nossa lista de afazeres espirituais. O ponto é que uma fé verdadeira, que vem de Deus, que trouxe nova vida pelo Espírito Santo, naturalmente produz o fruto de boas obras. Temos parte no processo, sim. Cooperamos com a graça de Deus na produção de boas obras. Caso contrário Tiago não teria razão de escrever.

Paulo diz a mesma coisa em 2 Co 5:17 Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

Gl 2:20 Sou crucificado com Cristo, logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. .

Num certo sentido, Paulo descreve como o homem é justificado diante de Deus, enquanto Tiago descreve como o homem demonstra sua justificação diante dos homens. Um fala da perspectiva vertical enquanto o outro, da horizontal.

Tg 2:24“Verificais que uma pessoa é justificada por obras, e não por fé somente.”

Recebemos a vida, e depois revelamos a vida (de Jesus). Na justificação divina, somos DECLARADOS justos. Na justificação diante dos homens, somos DEMONSTRADOS justos. A fé falsa baseia-se em PROFISSÃO, mas a fé verdadeira baseia-se em POSSESSÃO. Em outras palavras, a fé que salva rompe-se em obras. Esse é o ensino unânime das Escrituas: Primeiro fé, depois obras. Mas as obras não nos santificam. Mesmo depois da salvação, a vida cristã se vive pela fé, e não pelas obras. As obras são resposta de gratidão produzidas em nossas vidas pelo Espírito Santo (Gal 3.1-3). Vejo como Paulo concorda com Tiago quanto à importância de obras como resultado (sobre-)natural da salvação pela fé:

Ef 2:10—Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

Tito 1:16—No tocante a Deus professam conhecê-lo, entretanto o negam por suas obras, por isso que são abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra.

Tiago nos lembra de que a fé verdadeira, que abraça Jesus e Sua obra na cruz como a única esperança de vida eterna, não pode ficar só. Infelizmente, algumas pessoas afirmavam fé em Jesus, mas era uma fé que desejava muito a desejar. Era uma fé como os demônios têm (Tg 2.19). Eles crêem no único Deus. Crêem que Jesus é o Filho de Deus; sabem que Jesus morreu na cruz pelos pecados. E além disso, sua “fé” os faz tremer! Eles têm uma resposta emocional. Mas nem por isso são salvos!

Historicamente, a fé evangélica tem entendido que a fé que salva envolve três elementos:

1) Conhecimento dos fatos do Evangelho

2) Afirmação dos fatos do Evangelho

3) CONFIANÇA PESSOAL nos fatos do Evangelho para MINHA salvação.

Muitos hoje possuem itens um e dois acima. Mas não chegam à fé verdadeira, que exige apropriação pessoal do Evangelho. Não lançam o peso da sua esperança de vida eterna sobre o Jesus e somente Jesus. Afirmam os fatos do Evangelho, mas não confiam unica e exclusivamente neles para vida eterna. Esse passo “radical” só vem quando Deus converte a alma de alguém. E quando esse “novo nascimento” acontecer, há mudanças radicais na vida da pessoa. É isso que Paulo e Tiago afirmam juntos.

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Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.
Salmos 119:105



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MensagemAssunto: Re: Fé e Obras.   Sex 06 Jun 2014, 15:27

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