A PARÁBOLA DO JOIO
Mt. 13.24-30
Vs.24
O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo.
Quem em sã consciência teria coragem de fazer uma semeadura de péssima qualidade no seu próprio campo?
Todos sabem que o semeador almeja e deseja sempre plantar a melhor semente.
Foi o que o homem da parábola fez... Semeou boa semente no seu campo; sementes selecionadas e da melhor qualidade. Portanto esperava também ter uma boa lavoura e uma boa colheita.
Mas este homem tinha um inimigo natural, e enquanto os homens do seu campo dormiam o inimigo sabotou a lavoura e plantou lá o que não devia: joio.
E o joio só foi percebido quando o trigo cresceu e produziu fruto; aí deu para se perceber que parte do campo estava infestada pelo joio: todo o campo.
Jesus disse (Mt. 7.18. - 20) que uma árvore só pode ser conhecida se é boa ou má, pelos frutos que produz.
Vejam que o próprio dono do campo e trabalhadores do mesmo só percebeu o que havia acontecido na época da frutificação.
Jó ouvi muitos pastores e alguns crentes que se achavam mais espirituais e santos que outros, classificando outros irmãos, de joio no meio do trigo.
A partir desta parábola o Senhor Jesus começa dizer: o reino dos céus é semelhante a...
Isto indica que o reino dos céus só teve inicio depois que esta parábola começou a ser cumprida.
Com a fundação da Igreja no dia de Pentecostes, o joio, os falsos crentes, os falsos evangélicos começou a ser semeados na mesma.
E estão nela até hoje aguardando o período da ceifa, quando os anjos, (Mt. 13.39) os ceifeiros de Deus estarão em ação.
Interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus (Lc. 17.20) Jesus respondeu: O Reino de Deus não vem com aparência visível.
Daí não se conseguir a distinção (visivelmente, humanamente) entre trigo e joio.
Enquanto os homens dormiam... (vs.25) Enquanto os homens, os apóstolos os servos dormiam... Enquanto os pastores, os servos dormem o joio continua sendo semeado.
Quando não vigiamos o diabo vem e semeia falsos crentes entre os verdadeiros crentes na igreja e não percebemos.
O joio faz parte da família das gramíneas; é uma erva daninha muito semelhante ao trigo.
Suas sementes são altamente tóxicas, e podem causar sonolência, náuseas, convulsões e até a morte.
Trigo e joio são tão parecidos que todos podem ser enganados e arrancar do campo, da igreja, a erva, a pessoa, o crente que não devia ser arrancado.
É impossível se distinguir o trigo do joio antes da frutificação. Pois o fruto do trigo é amarelo e o fruto do joio é preto.
Porém o agricultor, o trabalhador rural pelos seus anos de trabalho na lavoura acaba a prendendo a conhecer de longe o que é trigo e o que é joio; (apesar de não poder separar um do outro).
O trigo quando o vento passa soprando intensamente sobre ele imediatamente ele se curva. O joio, não; ele é duro na queda.
O trigo quando começa a florescer fica com o pendão alvo e cheio de frutos. O joio fica com o pendão vazio.
O pendão do trigo é flexível e quanto mais fruto produz, mais ele se inclina. O joio não produz fruto e não se inclina nunca.
Então pelos frutos e pelo comportamento diante das doutrinas de
Deus sabe-se quem é joio e quem é trigo na Igreja de Cristo.
A parábola do joio demonstra que um dos aspectos do Reino dos céus é o juízo; e este juízo está reservado à autoridade divina, e não aos critérios humanos.
É na época do ceifa que o trigo revela seu verdadeiro valor, produzindo o cereal comestível.
É por causa do trigo que o joio é poupado. È por causa do crente fiel e que o infiel é poupado por um tempo.
Os frutos do joio (a semente) são venenosos.
Deixai-os crescerem juntos (vs.30) até a colheita. - O dono do campo não tinha dúvidas que a o joio iria crescer.
- Esta deve ser a fé do homem que planta a boa semente: O trigo também vai crescer.
O joio deixa crescer? No mundo; na Igreja não.
È por isto que Deus envia a sua palavra para que a Igreja seja limpa pela a palavra que tem recebido.
Jo. 15.3
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
Se estiver limpo pela palavra então não é joio; é trigo. Pois o joio é arrancado e jogado fora.
Guganic